Casa da Inovação vai oferecer curso para artesãos de Nova Iguaçu

Oferecer introdução à tecnologia, melhores práticas para o uso do computador e da Internet, criação de e-mails, redes sociais, manipulação de arquivos, entre outros, com aulas interativas e multimídia. Esses são alguns dos objetivos do Curso de Inclusão Digital, que será oferecido aos artesãos de Nova Iguaçu pela Casa da Inovação, que pertence à Secretaria Municipal de Assuntos Estratégicos, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMACTI). O curso, uma parceria com a Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), visa qualificar os artesãos através do acesso a tecnologias gratuitas ou de baixo custo, de forma que não dependam de terceiros e possam alavancar seus negócios como empreendedores sociais. As aulas estão previstas para começar no dia 26 de julho.
“O objetivo central é colocar esse curso para quem produz arte ou artesanato que possa utilizar as ferramentas das redes sociais. Vão aprender a vender pela Internet e montar uma loja virtual, podendo assim aumentar a renda extra”, comentou o secretário da SEMACTI, Alex Castellar.
Serão oferecidas 18 vagas para os artesãos do Programa Municipal de Artesanato de Nova Iguaçu. O curso terá duração de dois meses, com aulas uma vez por semana, às sextas-feiras, de 8h às 10h. Os documentos necessários para efetuar a matrícula são: (originais) RG, comprovante de residência e carteirinha de artesão de Nova Iguaçu.
“Nosso objetivo é qualificar o artesão e conectá-los com o mundo digitalizado. Hoje, por exemplo, não se compra pela Internet apenas produtos de alto valor, mas sim pequenas coisas, como um simples brinco. Porque não se comprar um artesanato? Então temos que preparar nossos artesãos para esse mundo virtual”, lembrou o presidente da Fenig, Miguel Ribeiro.
Artesã há dois anos, Mônica da Roca Batista, de 43, disse que pretende fazer o curso para aumentar sua renda extra com as vendas.
“Faço macramê, técnica oriental de traçar linhas. É um trabalho manual que pode ser ainda mais valorizado com divulgação na Internet. Hoje só trabalho com artesanato e consigo uma renda mensal de R$ 1.500, mas não quero vender apenas em feiras ou exposição, quero potencializar minhas vendas na Internet. Vou aprender como anunciar esses produtos e dobrar minha renda”, afirmou.
Já a artesã Rosaura Ferreira Troca, de 62 anos, acredita que o Curso de Inclusão Digital vai ajudá-la a expor seus produtos nas redes sociais.
“Fabrico caixas decoradas e bijuterias. Hoje em dia muita gente compra na Internet e temos que nos adequar a esta realidade. Quem não aprender a trabalhar com as redes sociais vai ficar pra trás e não vai deslanchar. Vou aprender a expor melhor meus produtos no Facebook. Quem sabe monto um site?”, disse Rosaura.
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), existem cerca de 10 milhões de artesãos no Brasil e 46% nunca usaram nenhuma tecnologia para vender seus produtos. A maioria produz obras em modo anônimo. O Programa Municipal de Artesanato de Nova Iguaçu tem mais de mil artesãos cadastrados. A Casa de Inovação fica na Rua Iracema Soares Pereira Junqueira, 65, Centro de Nova Iguaçu.