Prefeitura Presente volta ao bairro de Austin

Em sua 13° edição, o programa Prefeitura Presente levou até Austin, em Nova Iguaçu, diversos serviços sociais e de saúde que beneficiaram não somente os moradores da região, como também de bairros próximos. A dona de casa Rafaelle Silva de Oliveira, de 28 anos, foi uma das que acordou cedo e aproveitou o evento para cuidar da saúde e colocar os documentos em dia.

“Estava adiando meses para tirar minha carteira de trabalho e aqui consegui em menos de uma hora. E ainda deu tempo de obter a gratuidade para segunda via da certidão de nascimento. Muito boa essa iniciativa de trazer os serviços da prefeitura até os bairros mais distantes”, afirma a dona de casa, moradora do bairro de Jardim Roma.

Além destes serviços, o programa Prefeitura Presente, que tem como objetivo levar ações gratuitas aos bairros mais afastados do centro comercial, ofereceu testes rápidos de hepatites B e C, sífilis e HIV, aferição de pressão arterial e de glicemia capilar, cadastramento e recadastramento do Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada, Vale Social, carteira de trabalho, ID Jovem, distribuição da caderneta do idoso e reconhecimento de paternidade, além de isenção da segunda via de certidões de casamento e óbito de outros estados.

Durante os eventos do programa, um verdadeiro mutirão é realizado com o apoio das secretarias municipais e da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG), que participa com o projeto ‘Matemática na Praça’ levando jogos e brincadeiras lúdicas para a criançada.  O programa acontece sempre as segundas e quintas-feiras, das 09h às 15h, e já visitou os bairros de Cabuçu, Dom Bosco, Prados Verdes, Parque Todos os Santos, Lagoinha, Cacuia e Austin.

“Este projeto é essencial para levar os serviços da prefeitura até os moradores e como este é o ano da Matemática em Nova Iguaçu, a Fenig usa o projeto Matemática na Praça para incentivar crianças e adolescentes destes bairros a gostarem da matemática através de jogos lúdicos para que eles aprendam brincando”, afirma Miguel  Ribeiro, presidente da Fenig.