Teatro e Sarau Literário marcam a terceira semana do Festival de Artes de Nova Iguaçu

Três peças teatrais e um sarau literário vão agitar a terceira semana do Festival de Artes de Nova Iguaçu. As apresentações, que acontecem nesta sexta-feira (26) e no sábado (27), são gratuitas.

A primeira delas é a peça Ricardo III, nesta sexta, às 19h, na Escola Fábrica de Atores & Sala de Espetáculos Amir Haddad, na Rua Apinagés, nº 140, bairro Moquetá. Trata-se de uma reprodução da peça de William Shakespeare, a partir da descoberta da ossada do Rei Ricardo III em um terreno baldio da cidade britânica de Leicester. Com uma linguagem periférica, a peça traz um novo olhar para a obra clássica do teatro. A classificação é de 12 anos.

No sábado, a Praça CEU da Rua Arco-Íris, s/nº, no bairro Jardim Paraíso, recebe duas apresentações, às 14h e às 18h. A primeira, Recanto das Histórias, é um espetáculo inspirado em quatro contos de amor que retratam a diversidade das relações com oralidade e musicalidade, destacando a inclusão e a acessibilidade num trabalho artístico pedagógico. A classificação é livre.

Já a segunda, Pedro III, se passa em um futuro distópico, quando a família Imperial compra o Brasil num golpe para restaurar a monarquia. No meio das intrigas pelo trono do país, um jovem negro conhece mais sobre a sua história ao descobrir que pode ser o novo imperador.

O texto nasceu como um podcast dramatúrgico patrocinado pelo edital Cultura Presente nas Redes, da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa. A peça foi contemplada no edital Firjan Sesi de Cultura em 2023, estreou em Duque de Caxias e fez apresentações no Flamengo, na zona sul do Rio de Janeiro, e em Nova Iguaçu, no Teatro Sylvio Monteiro. A classificação é de 14 anos.

Também no sábado, o Complexo Cultural Mário Marques recebe um encontro de saraus com a participação dos poetas Marçal Vianna, Liz Cordova, Elizabeth Gomes e Marlos Degani. O Sarau Literário começa às 18h, no Teatro Sylvio Monteiro, na Rua Getúlio Vargas, nº 51, Centro. A classificação é livre.

O Festival de Artes de Nova Iguaçu é promovido pela Prefeitura, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG), e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMCULT). Até maio, 65 atrações artísticas irão se apresentar gratuitamente em diversos pontos do município. A programação semanal pode ser vista em https://www.novaiguacu.rj.gov.br/fenig/festivaldeartes/.