Dia das Mulheres é comemorado em Nova Iguaçu com serviços gratuitos da Prefeitura voltados à saúde

Quem passou pelo calçadão de Nova Iguaçu na manhã desta sexta-feira (8), na Praça Rui Barbosa, teve a oportunidade de colocar a saúde em dia com a ação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), para marcar o Dia Internacional da Mulher.

Diversos serviços gratuitos voltados à saúde da mulher foram oferecidos, como marcação de mamografia, ultrassonografia transvaginal, exames laboratoriais, testes rápidos de hepatite, sífilis e HIV, vacinas, entre outros.

Mais de mil atendimentos foram realizados. A dona de casa Maria Luiza de Oliveira Costa da Silva, de 60 anos, foi a primeira a ser atendida e conseguiu agendar seu exame de mamografia já para os próximos dias.

“Esse tipo de ação é ótimo para a população, pois conseguimos resolver tudo em um único dia. Marquei meu exame e nem acreditei quando falaram a data já para o dia 19. Aproveitei e fiz uma consulta também”, elogia.

Todos os serviços realizados no evento também são oferecidos nas unidades básicas de saúde e nas Clínicas da Família do município. Segundo o secretário de Saúde de Nova Iguaçu, Luiz Carlos Nobre Cavalcanti, a rede municipal oferece cuidados para a saúde da mulher desde os primeiros anos de vida.

“Todos os anos realizamos essa ação para reforçar e chamar atenção para os cuidados com a saúde feminina. O diagnóstico precoce é muito importante e salva-vidas. Assim como as vacinas. Na rede municipal, estamos com a campanha de vacinação contra o HPV, por exemplo, voltada a crianças e adolescentes dos 9 aos 14 anos, com a imunização sendo feita em duas doses”, afirma.