Festa de Santo Antônio promete diversidade gastronômica e cultural

A Festa de Santo Antônio de Jacutinga, padroeiro da cidade de Nova Iguaçu, completa 160 anos em 2023. Para celebrar, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMCULT), em parceria com a Catedral de Santo Antônio e a sociedade civil, irá promover um grande evento, com quatro dias de duração. As celebrações vão de 10 a 13 de junho.

Em função dos festejos, a Travessa Mariano de Moura e parte da Avenida Governador Amaral Peixoto e da Rua Dr. Barros Júnior, no Centro, serão fechadas para o trânsito de veículos. Nas duas primeiras, mais de 130 stands de gastronomia, artesanato, moda e empreendedorismo estarão disponíveis ao público, sempre das 11h às 23h.

Um palco será montado na esquina da Avenida Governador Amaral Peixoto com a Travessa Mariano de Moura. Nele, artistas de diversos segmentos culturais se apresentarão durante os quatro dias de festa. As atrações fazem parte do Festival de Artes, evento organizado pela Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG).

O sábado (10), será marcado pela “Virada Cultural”, das 8h às 22h. As atrações são: Circo Show Baixada, Ritmos Urbanos, Poesia Lirian Tabosa, Dança Marco Aurélio, Poesia ao Pé do Ouvido, Cíntia Jocas e Projeto Crescer e Wellington Firmino. No domingo (11) o “Música na Natureza” terá as apresentações da iguaçuana Dayo Nogueira, cantando Neo Soul e MPB, e a banda Alex Kid, com uma mistura de pop rock nacional e internacional.

Na segunda-feira (12), quem se apresenta é Só Damas, grupo integrado exclusivamente por mulheres que tocam e cantam o melhor do samba e da MPB. A última atração do Festival de Artes acontece na terça-feira (13) com os shows de Laís Sobreira, Grupo Pirraça e Pimenta do Reino. De domingo a terça, as apresentações vão das 17h às 22h. Além disso, nos dias 12 e 13, servidores da SEMCULT prometem emocionar o público com a apresentação da performance “Salve Santo Antônio”.

Programação de missas

No dia 13 de junho, Dia do Padroeiro, a Catedral de Santo Antônio de Jacutinga irá promover oito missas. São seis festivas, às 6h, 8h, 12h, 14h, 16h e 20h, além da missa diocesana, às 10h, e da missa solene com os devotos, às 18h. Já a procissão acontece às 17h. A catedral fica na Avenida Marechal Floriano Peixoto, nº 2262, no Centro de Nova Iguaçu.