Hospital Geral de Nova Iguaçu amplia horário para doação de sangue

Campanha acontece nos dias 14 a 17 de junho, das 7h30 às 16h

Uma das principais emergências da Baixada Fluminense, o Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) está promovendo uma campanha de doação de sangue em horário estendido. Entre os dias 14 a 17 de junho, o banco de sangue estará funcionando das 7h30 às 16h, oferecendo três horas e meia a mais para coleta. A ação, que faz parte das comemorações do Dia Internacional do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho, tem como objetivo atrair mais doações e abastecer o estoque.

Por ser uma unidade com perfil de atendimento para os traumas clínicos ou cirúrgicos, onde em muitas das vezes a transfusão é necessária para salvar a vida do paciente, o HGNI precisa garantir que o estoque esteja sempre abastecido. Embora todos os tipos sejam necessários, a doação do grupo sanguíneo O se torna mais urgente, pois pode ser doado para qualquer pessoa. Para atender a demanda são necessárias, no mínimo, 800 doações por mês.

“Temos um movimento de atendimentos mensais de urgência e emergência muito grande, o que aumenta a necessidade de coleta de sangue para suprir essa demanda. Vamos funcionar em período estendido para receber mais doadores. Precisamos que a população venha doar e continue nos ajudando a salvar essas vidas”, destaca o diretor-geral do HGNI, Ulisses Melo.

Além de funcionar em horário estendido, o HGNI também irá homenagear os doadores que forem à unidade na próxima semana, como explica Renata de Jesus, responsável pela captação de doadores para o banco de sangue.

“Aumentamos o número de funcionários durante essa semana para atender melhor a população. Teremos brindes e homenagens para todos os doadores que dedicam um pouco do seu tempo a ajudar quem precisa”.

O banco de sangue do HGNI também disponibiliza transporte gratuito para grupos que quiserem doar sangue juntos. Os interessados devem entrar em contato pelo número (21) 99695-7470, que também é WhatsApp, em até três dias de antecedência da data prevista para verificar a abrangência do serviço, que atende outras cidades, e informar o número de voluntários. Haverá uma pré-triagem com estes possíveis doadores pelo telefone para verificar se estão aptos a doação, conforme os requisitos básicos. Após avaliação final da equipe, um carro de aplicativo ou van será enviado para conduzir o grupo em local e horário pré-estabelecido.

Requisitos para doar sangue

– Apresentar documento de identificação com foto;
– Ter entre 16 e 69 anos, sendo que os maiores de 60 já devem ter doado sangue em outra ocasião e estar em boas condições de saúde;
– Pesar mais de 50 kg;
– É contraindicada a doação quem ingeriu bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
– Não é preciso estar em jejum, mas evite alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação;
– Quem teve sintomas de gripe ou resfriado deve aguardar dez dias após terminar o tratamento medicamentoso;
– Pessoas vacinadas precisam esperar até 48h para fazer sua doação;
– Quem fez tatuagem ou piercing deve aguardar até 12 meses para doar; Exceto piercing na língua ou partes genitais que estará apto para doação um ano após a retirada;
– Diabéticos precisam estar com a glicose controlada e não fazer uso de insulina;
– Quem fez endoscopia ou colonoscopia precisa esperar seis meses;
– Não ter doença de chagas ou infecção sexualmente transmissível;

Serviço – Campanha de doação de sangue do HGNI

Dia: De 14 (quarta-feira) a 17 (sábado).
Horário: das 7h30 às 16h.
Local: Hospital Geral de Nova Iguaçu.
Endereço: Avenida Henrique Duque Estrada Meyer, n° 953, Posse, Nova Iguaçu.

loker situbondo https://suaralama.info/