Passeio ciclístico, caminhada e música boa vão agitar o Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu neste domingo (4)

O Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu completa 25 anos na próxima segunda-feira (5), justamente no Dia do Meio Ambiente. Para celebrar a data, a Prefeitura vem realizando diversas atividades, e neste domingo (4) todos os caminhos levarão os amantes da natureza ao parque. Seja de bicicleta ou a pé, pela vizinha cidade de Mesquita ou pela Serra do Vulcão, a promessa é de muita diversão com boa música para comemorar mais um aniversário desta importante unidade de conversação.

A expectativa é de grande público. Isso porque mais de 200 pessoas devem participar de uma trilha pela floresta até o parque e outras 300 partirão de bicicleta do Paço Municipal com o mesmo destino. A caminhada terá início no pátio da Universidade Iguaçu (Unig) e subirá a Serra do Vulcão passando pela Igrejinha, Cabana, Varginha e Mirante do Boi até chegar no parque, totalizando pouco mais de 6km de percurso, conhecido como “Travessia Vulcão x Parque”. A largada está prevista para às 7h. Já o passeio ciclístico saíra da sede da Prefeitura às 7h30 e seguirá em direção a Mesquita, por onde os ciclistas acessarão o parque após percorrerem aproximadamente 10km.

Os aventureiros que chegarem ao parque poderão descansar curtindo as atrações musicais do projeto “Música na Natureza” – realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAM) em parceria com a Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG) – que faz parte do Festival de Artes de Nova Iguaçu. os shows serão de Cinha Bragança, que promete agitar o público com muito pop e MPB, e Marcello Andrade, que se destaca no sertanejo e coleciona apresentações pelo Brasil.

Música também em Tinguá

O aniversário é do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, mas a festa é de todo o meio ambiente. Por isso, Tinguá também vai celebrar a data. A Praça de Tinguá recebe no “Música na Natureza” as apresentações de Cíntia Jocas, Matheus Kern e Renato Melo, além do DJ Ângelo Antonione e do saxofonista André Alves. As atrações fazem parte do Festival de Artes.

Ângelo Antonione apresenta um set que propõe um passeio por diferentes estilos musicais, de Clara Nunes à Rita Lee, de Jorge Benjor à Paulinho da Viola. Tudo isso com boas pitadas de contemporaneidades. Já André Alves, vencedor do Prêmio Destaque Iguaçuano na categoria Apresentações Artísticas, irá tocar jazz, pop e MPB.

Além de boa música, o público poderá visitar a Feira da Roça, a Expo Tinguá, a exposição interativa Jogos de Preservação, de Ailton José, e as tendas de gastronomia e artesanato. O evento começa às 13h e a entrada é grátis.

O Festival de Artes é promovido pelo Ministério da Cultura e pela Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG), com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAM), da Secretaria Municipal de Cultura ( SEMCULT) , e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SEMDETTUR). Todos os eventos são gratuitos. A programação semanal pode ser consultada em www.novaiguacu.rj.gov.br/fenig/festivaldeartes.