Nova Iguaçu dá início à campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu começa, nesta quarta-feira (9), a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos. A imunização vai acontecer em algumas escolas municipais, divididas por Unidades Regionais de Governo (URGs), com atendimento de 9h às 17h. A ação vai ocorrer até o dia 29 de outubro e tem como meta vacinar 100 mil pets.

É necessário que as pessoas que vão levar os animais para serem vacinados sigam as regras de higiene básicas. Como objetivo de conter a disseminação da Covid-19 é obrigatório o uso de máscara individual e distanciamento de aproximadamente dois metros na fila de espera. Para evitar aglomeração, este ano foi suspenso o “dia D” de vacinação antirrábica animal no município.

Cabe frisar que, por medidas de segurança, é importante que os donos dos animais levem os cães com coleira, guia ou focinheiras (se for o caso) e os gatos em caixas de transporte adequadas. É importante também que os bichinhos estejam saudáveis e com idade mínima de 60 dias para receber a dose da vacina.

A raiva é uma doença letal tanto para animais quanto para humanos. Cães, gatos e morcegos são os principais transmissores da doença, que não tem cura, afeta o sistema nervoso e tem alto índice de mortalidade. Pessoas que forem mordidas ou arranhadas por algum animal contaminado ou que não tenha tomado vacina devem lavar imediatamente o ferimento com água corrente e sabão e procurar uma unidade de saúde mais próxima para receber as devidas orientações de um profissional da área.

VEJA AQUI AS DATAS E OS RESPECTIVOS PONTOS DE VACINAÇÃO