Prefeitura de Nova Iguaçu terá Laboratório de Inovação

Como parte das comemorações pelo aniversário de 186 anos de Nova Iguaçu, a Secretaria Municipal de Assuntos Estratégicos, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMACTI) apresentou, na quarta-feira (16), o projeto Lab+ Inova Iguaçu, um laboratório de inovação que visa a melhoria na qualidade de gestão pública. O trabalho será feito com o auxílio de Startups, universidades, terceiro setor e empresas que irão contribuir com soluções inovadoras.

Além de melhorar a qualidade de serviços prestados à população pela administração municipal, o Lab+ Inova Iguaçu tem como objetivo gerar economia nos gastos públicos, atrair negócios e empresas que possam ajudar na diversificação econômica e na inserção nos mercados de inovação e inserir a cidade entre as 50 mais inovadoras do Brasil até 2020.

“Seis das dez empresas mais valiosas do mundo são da área de inovação. Já entre as dez que mais crescem, cinco são desta área também. Nova Iguaçu é a primeira cidade do estado do Rio de Janeiro a ter um laboratório de inovação com gestão colaborativa e investimento na ordem de R$ 1 milhão”, disse o secretário da SEMACTI, Alex Castellar.

O lançamento do projeto contou com as presenças do vice-prefeito de Nova Iguaçu, Carlos Ferreira, o Ferreirinha, do diretor-presidente da Dínamo, Rodrigo Kiko Afonso, e do secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues.

“O estado é líder em inovação tecnológica no Brasil. Nós sabemos da importância das Startups e de buscarmos parcerias com as prefeituras. Papel do governo é fomentar. Precisamos ajudar principalmente os jovens a desenvolverem sua criatividade”, disse Leonardo Rodrigues.

O próximo passo será a publicação de edital para seleção das Startups. A expectativa é de que até março os procedimentos burocráticos estejam concluídos para seleção das empresas.