Plano de Emergência é lançado pela Defesa Civil

 

O Plano de Emergência da Cidade de Nova Iguaçu 2018/2019 foi lançado nesta sexta-feira (7) pela Defesa Civil do município, durante evento na Casa do Professor, na Secretaria de Educação. O plano visa integrar as secretarias e órgãos municipais para garantir agilidade no atendimento à população em caso de tragédias naturais como inundações. Levantamento realizado pela Defesa Civil, este ano, identificou 78 locais com riscos de desabamento e 92 sujeitos a alagamento em todo o município.
“Com a chegada do verão estamos de prontidão por causa do risco de ocorrências com chuvas intensas. A equipe será reforçada com cinco agentes por dia e terá uma escala extra. Se for preciso temos capacidade de mobilizar em pouco tempo toda nossa força de trabalho”, afirmou o subsecretário de Proteção e Defesa Civil, tenente coronel Jorge Ribeiro Lopes.
Ainda segundo ele, as ações da Prefeitura, como a remoção de 172 famílias do Rio Botas, que viviam em área de risco e foram reassentadas no Condomínio José Maria Pittela, na Cerâmica, além de serviços feitos pela Defesa Civil em parceria com outras secretarias, serviram como prevenção para evitar danos a milhares de moradores em caso de chuvas intensas durante o verão.
“Vai começar a segunda etapa do reassentamento e estamos prontos para agir na área do Rio Botas, onde o trecho mais crítico é de 1.300 metros, na região de Ouro Preto. Em breve a calha do rio será aumentada e a região revitalizada”, explicou. Jorge Lopes. Ele cita ainda o cadastramento de todas as famílias vulneráveis no sistema de emissão de alerta via SMS. “Hoje na cidade temos 36 mil pessoas cadastradas”, disse ele.
Para o major Adriano Ceppa, que representou o Comando de Bombeiro de Área da Baixada Fluminense, a integração entre a corporação e a Defesa Civil de Nova Iguaçu é fundamental para melhorar a atuação dos órgãos em desastres naturais. “Isso facilita ter o mais rápido possível uma retroescavadeira para atuar em alguma área. Agiliza o serviço”, disse o major.
O evento também serviu pra prestação de contas da Defesa Civil e para homenagear 14 das 17 unidades escolares que participaram do projeto Escolas Seguras- ‘Desenvolvendo a Resiliência Através da Educação’. Este ano, a Defesa Civil ainda realizou três Exercícios Simulados de Desocupação de Emergência em comunidades vulneráveis, com um total de 637 participantes.
O Plano de Emergência foi disponibilizado a todos os voluntários cadastrados pela Defesa Civil e a toda população: http://www.sistematica.info/pem2019/ni

 

 

 

loker situbondo https://suaralama.info/