Mutirão de serviços de saúde, assistência e educação no Jardim Palmares

Estudante do 1º ano do ensino médio, o jovem Gustavo da Silva Farias, de 15 anos, deu o pontapé inicial de sua vida profissional nesta quinta-feira (20). Ele esteve na tenda da Assistência Social para tirar a 1ª via da carteira de trabalho, durante mais uma edição do ‘Prefeitura Presente’, que desta vez aconteceu no bairro Jardim Palmares, em frente à Clínica da Família. O evento leva serviços gratuitos de saúde, educação e assistência social a diversos bairros de Nova Iguaçu.

“Vim tirar minha carteira por vários motivos. Quero trabalhar como Jovem Aprendiz e seguir a carreira militar. Vou ser um sargento da Marinha e também quero me aposentar cedo. Estou pensando no futuro e a diversão está em segundo lugar. Hoje dei início a minha vida profissional nesta ação da prefeitura”, lembrou Gustavo, que emocionou a mãe Valéria da Silva.

Quem foi ao evento, pôde conseguir isenção da segunda via de certidões de nascimento, casamento, identidade e óbito de outros estados, além de cadastramento e recadastramento do Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada, Vale Social, carteira de trabalho, ID Jovem, distribuição da caderneta do idoso e reconhecimento de paternidade.

Ainda teve testes rápidos de hepatites B e C, sífilis e HIV, aferição de pressão arterial e de glicemia capilar, além do posto de vacinação Móvel: vacina contra a Pólio, Tríplice Viral, HPV, Influenza e Febre Amarela (é importante levar carteira de vacinação).

“Nunca fiz um exame deste tipo na vida. Somente de sangue. Mas como estão aumentando os casos de sífilis na cidade, tive que me prevenir e não quero ser pego de surpresa. Um descuido poder ser fatal e também estou quebrando esse tabu de que homem não se cuida”, contou o técnico de telecomunicação Roberto Régis Leite, de 52.

A Superintendência de Vigilância Ambiental (Suvam) ainda deu orientações sobre a água (Vigiágua) e esteve no evento com o Programa de Controle de Roedores (PCR). Já a Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG) disponibilizou o projeto ‘Matemática na Praça’, que atrai muitas crianças, que através de jogos e brincadeiras, aprenderam sobre a matemática.