‘Prefeitura Presente’ leva serviços de saúde e assistência social aos moradores de Austin

Os irmãos Tayane Martins dos Santos, de 15 anos, e Luis Henrique, de 17, deram o primeiro passo ao mercado de trabalho ao conseguirem, nesta quinta-feira (7), a isenção da carteira de trabalho durante a décima edição do ‘Prefeitura Presente’. O projeto da Prefeitura de Nova Iguaçu tem como objetivo levar serviços gratuitos de assistência social e saúde aos bairros mais afastados do centro comercial. O evento aconteceu na Rua Carmem Gomes 153, na Escola Municipal Althair Pimenta de Moraes, em Austin.

“Na escolinha de futebol estão exigindo a carteira de trabalho e não posso perder a chance de realizar o sonho de me tornar uma grande jogadora. Essa é uma oportunidade única de buscar serviços gratuitos. Ainda tirei um tempinho para cuidar da saúde”, comentou Tayane, acompanhada do irmão Luis Henrique.

Quem esteve no evento em Austin, ainda teve acesso a serviços públicos como cadastramento e recadastramento do Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada, Vale Social, ID Jovem e distribuição da caderneta do idoso, além do reconhecimento de paternidade, isenção da segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito de outros estados. Ainda teve realizações de testes rápidos de hepatites B e C, sífilis e HIV, aferição de pressão arterial e de glicemia capilar, entre outros serviços.

Equipes de Superintendência de Vigilância Ambiental de Nova Iguaçu (Suvam) deram orientações sobre prevenção e cuidados com o caramujo africano (Malacologia), desastres naturais (Vigidesastre), água (Vigiágua) e solo (Vigiágua). A FENIG ainda montou uma tenda com o projeto ‘Livros Para Voar’, que visa incentivar a leitura às pessoas de todas as idades, que podem levar o livro para casa e compartilhar o conhecimento, além de outro projeto, o ‘Matemática na Praça’, que ensina às crianças em forma de brincadeiras e jogos. Para a criançada teve pula-pula e muita diversão.

Moradora de Austin, a dona de casa Cristina da Silva, 42, pegou cinco livros de biologia na tenda da FENIG para um trabalho de pesquisa, mas não se descuidou dos serviços de saúde.

“Vou manter a leitura em dia e estudar bastante com estes livros. Ainda tive tempo de conhecer sobre o filtro que deixa a água mais limpa, já que uso a água do poço em casa. Também não perdi tempo e busquei serviços de saúde, como aferição de pressão e teste de glicose”, lembrou.

De acordo com profissionais da FENIG, no evento em Austin, em menos de três horas, 150 livros foram doados aos moradores da localidade.

“Austin é uma região grande e vamos trabalhar em todo este território. No evento passado tivemos mais de mil atendimentos. Dá para perceber que a população abraçou esse projeto”, garantiu a secretária de Assistência Social, Elaine Medeiros.

O ‘Prefeitura Presente já passou pelos bairros como Cabuçu, Dom Bosco, Prados Verdes, Parque Todos os Santos, Lagoinha, Cacuia e Austin.