Caminhada do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes reúne mais de 200 pessoas

No Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado nesta sexta-feira (18), a Prefeitura de Nova Iguaçu promoveu a campanha ‘Faça Bonito’. A ação realizou várias atividades e serviços na Praça Rui Barbosa, no Centro; e uma caminhada que percorreu a Avenida Governador Amaral Peixoto, o Calçadão, também na região central da cidade, reunindo mais de 200 pessoas. O objetivo foi mobilizar a sociedade civil e setores privados e convocá-los para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

A caminhada, que durou cerca de vinte minutos, chamou a atenção de quem passava pelo Calçadão. A dona de casa Lilian Reis, de 38 anos, participou da ação e pediu que as pessoas denunciem os casos de abuso e exploração. “Quando as pessoas começarem a denunciar, os números dessa violência vão diminuir. Essa ação é importante para despertar na sociedade que isso é grave, é crime”, afirma.

O vice-prefeito Carlos Ferreira, o Ferreirinha, comentou que ir às ruas para discutir o tema junto à população é fundamental para o enriquecimento da luta contra esse tipo de violência. “Precisamos falar, debater cada vez mais, abertamente. Essa ação é muito importante. Precisamos dar um basta à essa violência e proteger nossas crianças e adolescentes”, ressalta Ferreirinha.

“Ação é para chamar a atenção dos adultos sobre o papel deles, que é orientar, dar carinho e proteger nossas crianças”, cometa Alex Castellar, secretário de Educação. “Queremos dar resposta para a sociedade no combate ao abuso e à exploração. Temos que fazer bonito e proteger nossas crianças. Hoje as pessoas têm medo de denunciar, mas elas podem procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que esses órgãos apuram as denúncias”, informa Elaine Medeiros, secretária de Assistência Social.

Atividades e serviços

A campanha ‘Faça Bonito’ ofereceu durante todo o dia atividades e serviços de saúde e socioeducativos na Praça Rui Barbosa. Além disso, promoveu apresentações das oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e do coral do Espaço Municipal da Terceira Idade (ESMUTI). A Secretaria de Saúde realizou serviços de aferição de pressão arterial e de testagem de glicemia capilar a partir dos 40 anos e orientações para a população sobre conduta em caso de violência.

“Achei muito bacana discutir esse tema assim, na praça, com a população. E eu ainda aproveitei para conferir a minha pressão. Graças a Deus está maravilhosa”, conta a artesã Ivete Moreira, de 66 anos, moradora do bairro Miguel Couto. “Também aproveitei que passava pela praça com a minha filha e fui ver se a minha pressão está boa. E está. Evento muito bonito. A prefeitura está de parabéns”, diz a aposentada Maria de Freitas, de 85, moradora do bairro Banco de Areia, em Mesquita.

“Estamos muitos felizes por ver que o município abraça a causa da criança e do adolescente. Temos que, realmente, erradicar a questão da exploração sexual do menor, do abuso. E esse trabalho hoje está sendo muito bonito. A prefeitura está de parabéns. A gestão também está fazendo um trabalho muito importante em prol das mulheres através da nossa coordenadoria”, diz Mirian Magali, da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, órgão ligado a Secretaria Municipal de Assistência Social.