Programa Prefeitura Presente leva aula de zumba e alongamento aos moradores de Parque Todos os Santos

Em sua quarta edição, o Programa Prefeitura Presente, além de oferecer serviços de saúde como testes rápidos de hepatite, sífilis e HIV, aferição de pressão arterial, isenção para certidões de casamento e nascimento, cadastro único para o Bolsa Família e Vale Social, entre outros, também chegou ao bairro de Parque Todos os Santos, em Nova Iguaçu, com três grandes novidades: aulas de alongamento e zumba, além de distribuição de algodão doce para a criançada. A próxima edição acontece na próxima quinta-feira, no bairro Lagoinha, ao lado da Clínica da Família.

De acordo com a secretária de Assistência Social de Nova Iguaçu, Elaine Medeiros, o programa vai beneficiar principalmente quem mora distante do centro do município, oferecendo serviços essenciais. Ainda segundo ela, a ideia é atingir todos os bairros do corredor da Estrada de Madureira.
“As pinturas artísticas e o algodão doce, além de muita brincadeira atraíram a criançada. Cada edição nossa vai ter um serviço diferente. Nossa ideia é descentralizar os serviços e a própria população de Parque Todos os Santos contou que nunca chegou serviços como estes aqui na região. Vamos atingir todo o corredor da Estrada de Madureira e efetivar os serviços”, explicou Elaine Medeiros.

O Programa Prefeitura Presente já passou pelos bairros de Cabuçu, Dom Bosco e Prados Verdes.

“A tendência é que aumentem o número de pessoas que buscam os serviços oferecidos pela Prefeitura”, lembrou.
Mãe de três crianças pequenas, a dona de casa Ingrid Mendes, de 25 anos, aproveitou o programa para dar entrada no cadastramento do Bolsa Família. Ela, que vive de uma renda mensal do marido de pouco mais de um salário mínimo, frisou que os serviços da Prefeitura estão facilitando a vida dos moradores de bairros distantes do Centro.

“Também vou cuidar da minha saúde, pois muitas vezes não tenho dinheiro de passagem para buscar atendimento longe de casa, no centro de Nova Iguaçu. Tendo os serviços próximos de casa, fica tudo mais fácil. O mais legal é quer até as crianças aproveitaram as aulas de zumba”, disse Ingrid.
Já o pedreiro José Benjamim de Oliveira, 59, passou por testes rápidos de glicose e aferiu a pressão.

“Nós homens já não gostamos de cuidar da saúde. Desmotiva quando temos que buscar atendimentos longe de casa. Com esse programa, a prefeitura vai estimular que os homens quebrem o preconceito e busquem serviços de saúde e não só segunda via de documentos”, garantiu.

O Prefeitura Presente acontece semanalmente, sempre as segundas e quintas-feiras, das 9h às 15h. Todos os serviços são gratuitos.