Nova Iguaçu promove abertura do ano letivo 2018 da Defesa Civil

A Prefeitura de Nova Iguaçu promoveu, na última sexta-feira (13), na Casa de Cultura, no Centro, a abertura do ano letivo 2018 da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil (SuPDC). O evento ‘Ciclo das Atividades de Treinamento e Capacitação para Prevenção e Redução de Desastres’ marca o reinício das atividades de gestão do conhecimento. É neste período que a Defesa Civil desenvolve estudos, mapeia novas áreas de risco, treina e promove cursos para agentes, voluntários e comunidades com o objetivo de reduzir os riscos provocados durante as fortes chuvas do verão.

“Terminado o período do verão, aquele em que enfrentamos vários fenômenos naturais, onde ficamos praticamente em standby (em espera) para qualquer emergência, retomamos as atividades para preparar o nosso pessoal, até mesmo a governança, dando instruções para o próximo verão. Isso significa que começamos a estudar e nos aprofundar nos problemas da cidade para reduzir os desastres”, explica o subsecretário de Proteção e Defesa Civil, tenente coronel Jorge Ribeiro Lopes

O encontro reuniu representantes de várias instituições, entre elas, da Secretaria de Estado de Defesa Civil, do Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro, do 4º Grupamento de Bombeiros Militar (4º GBM) e da Cruz Vermelha de Nova Iguaçu. O prefeito Rogerio Lisboa também marcou presença.

“Este evento concretiza a importância da união entre os órgãos e o empenho da Defesa Civil de Nova Iguaçu em prol da cidade e da população. Hoje, mesmo com pouca estrutura, o setor é um dos instrumentos mais importantes que temos em mãos. Capacitar as pessoas para ajudar a enfrentar os problemas do município, junto ao poder público, com o intuito de salvar vidas, que é o foco da Defesa Civil, é a grande essência do setor”, desabafa Lisboa.

No evento, os convidados puderam acompanhar também uma exposição de equipamentos e materiais por instituições relacionadas à prevenção e redução de desastres; palestra ‘Estratégias e Ações para o Desenvolvimento da Resiliência na Cidade de Nova Iguaçu’, ministrada pelo subsecretário Jorge Ribeiro Lopes; palestra ‘Planejamento Estratégico do Departamento Geral da Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro nas Ações Integradas com os Municípios’, ministrada pelo diretor do órgão, o coronel bombeiro Marcello Silva da Costa; e homenagem as escolas e instituições participantes do projeto ‘Escolas Seguras – Desenvolvendo a Resiliência Através da Educação’.