Vila de Cava recebe primeira edição do #EuSouNovaIguaçu

Corte de cabelo, isenção de taxa para casamento, 2ª via da carteira de identidade, CPF e de certidões de nascimento, casamento e óbito, aferição de pressão arterial, pesagem (somente para beneficiários do Bolsa Família), Testagem rápida de hepatite, sífilis e HIV, aulão de ginástica e Kickboxing, cadastro para o recebimento de mensagens de alerta, via SMS, para prevenção e redução de desastres, entre outros. Estes serão alguns dos serviços oferecidos pela Prefeitura de Nova Iguaçu aos moradores do bairro Vila de Cava, neste sábado (24), durante a primeira edição do #EuSouNovaIguaçu. A ação vai acontecer sempre no último sábado de cada mês, das 9h às 17h.

Estão envolvidas na ação, as secretarias de Governo, Assistência Social (Coordenadoria da Mulher), Educação, Assuntos Estratégicos, Ciência, Tecnologia e Inovação, Saúde (Superintendência de Vigilância Ambiental), Trabalho e Renda, Economia Finanças, Esporte e Lazer, Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Defesa Civil, Infraestrutura, Cultura e Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG).

“A Secretaria de Assistência Social levará todos os serviços voltados a documentação civil, cadastro único, Bolsa Família, entre outros”, explicou a secretária de Assistência Social de Nova Iguaçu, Elaine Medeiros.

Para o evento deste sábado, ainda haverá dosagem de glicemia, corte de cabelo em parceria com a empresa Nyoá, emissão do cartão SUS, acolhimento e orientações sobre violência contra a mulher, reconhecimento de paternidade, Vale Social, IDJovem, cadastramento e recadastramento de Bolsa Família, recadastramento de BPC (Benefício de Prestação Continuada), benefício da Prestação Continuada (antigo LOAS), oficinas dos serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares e Comunitários (SCFV), tarifa social, atendimento social, Saúde do Idoso e Programa Progredir.

A Defesa Civil também vai oferecer os seguintes serviços: cadastro de novos Voluntários na Rede SVAC (Servidores, Voluntários e Amigos da Comunidade), o que permite acesso a diversas atividades, todas gratuitas, incluindo cursos relacionados a redução do risco de desastres, como o Curso de Primeiros Socorros e o Curso de Primeira Resposta a Acidentes com Produtos Perigosos (serão 18 cursos em 2018). Ainda haverá distribuição de material informativo sobre prevenção e preparação para emergências e desastres, além de atividades de pintura para crianças com temas relacionados a percepção de riscos, prevenção de acidentes domésticos e na escola, além de recebimento de solicitações para vistorias técnicas, entre outros, como atividades de conscientização sobre o trânsito.

Já a Secretaria de Esporte e Lazer vai oferecer um aulão de ginástica (9h às 10h), aulão de Kickboxing (10h às 11h), escolinha de futebol (14h às 15h) e aulão de Capoeira (15h às 16h).

Ainda terá uma oficina de artesanato da FENIG.