Complexo Cultural de Nova Iguaçu é revitalizado e recebe nome do ex-prefeito Mário Marques, criador do espaço

Depois de 20 anos de criação, o Complexo Cultural de Nova Iguaçu, na Rua Getúlio Vargas, 51, no Centro, está sendo revitalizado pela Prefeitura. A Secretaria Municipal de Cultura (SEMCULT) reinaugurou, na noite desta quinta-feira (27), o equipamento, que passa a se chamar Complexo Cultural Mário Marques, uma homenagem ao ex-prefeito de Nova Iguaçu responsável pela criação do espaço cultural, em 2003. A modernização do local vai dar mais conforto aos frequentadores e artistas.

O Projeto de Lei que batiza o complexo com o nome de Mário Marques é de autoria do presidente da Câmara Municipal, vereador Dudu Reina, e foi sancionado pelo prefeito Rogerio Lisboa.

“Estamos fazendo uma reparação a um ex-prefeito que tanto lutou pela cultura da nossa cidade e homenageando não só Mário Marques, mas toda sua família”, disse Dudu Reina, lembrando que, em breve, Nova Iguaçu ganhará um novo espaço cultural. “Nosso atual prefeito compreende a importância da cultura para a cidade e desapropriou o antigo Cine Iguaçu para que seja construído o tão sonhado Teatro Municipal de Nova Iguaçu”.

O complexo é composto pelo Teatro Sylvio Monteiro, a Casa de Cultura Ney Alberto e a Biblioteca Cial Brito. O teatro agora conta com 150 poltronas novas, todas com o brasão do município bordado. Além disso, há um espaço destinado exclusivamente à cadeirantes. Novos equipamentos de iluminação e sonorização vão permitir apresentações com mais qualidade. Os banheiros masculino, feminino e para pessoas com deficiência também foram revitalizados.

A Casa de Cultura recebeu nova pintura em seu interior. Atualmente o espaço abriga a exposição “Salve São Jorge”, em homenagem ao santo guerreiro, celebrado no último fim de semana. Já a biblioteca ganhou novos computadores, armários, estantes e um carrinho para o transporte dos livros, facilitando a organização do local.

“Nunca houve uma reforma como essa em todo o complexo desde sua inauguração, em 2003. E nada mais justo do que dar o nome de Mário Marques a este espaço cultural criado em sua gestão como prefeito da cidade”, destacou o secretário municipal de Cultura, Marcus Monteiro.

A família de Mário Marques e todo o público presente pôde conhecer as novidades do complexo e assistir às apresentações de dança, música e capoeira, entre outras, preparadas pela equipe da SEMCULT.

Mário Pereira Marques Filho nasceu em Nova Iguaçu, em 10 de abril de 1940. Ele iniciou sua vida pública em 1970, quando se elegeu vereador na cidade, sendo reeleito sucessivamente até 1996, num total de sete mandatos na Câmara. Aprovado no concurso público da Procuradoria Geral do Município, Mário também ocupou o cargo de procurador geral de 1975 a 2000, quando se aposentou.

Também em 2000, Mário Marques assumiu o cargo de vice-prefeito de Nova Iguaçu, tornando-se prefeito dois anos depois. Durante o período em que esteve à frente do executivo municipal (de 2002 a 2004), Mário realizou importantes obras na cidade, como o aterro sanitário de Adrianópolis, considerado ainda hoje um dos mais importantes do país, e o Complexo Cultural de Nova Iguaçu, que agora recebe seu nome.

Mário Marques faleceu em 2 de maio de 2019, aos 79 anos.