Hospital Geral de Nova Iguaçu amplia número de exames de colonoscopia

Em alusão a campanha nacional “Março Azul”, de prevenção, conscientização e combate ao câncer colorretal (intestino e reto), o Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) aumentou o número de colonoscopias que serão realizadas durante esta semana. O serviço começou nesta segunda-feira (20), com o agendamento de dez exames, e também vai acontecer na próxima quinta (23), uma data extra que foi aberta para atender a demanda.

Um dos objetivos da campanha é ampliar o acesso da população à oferta dos exames para diminuir a incidência e o risco do câncer colorretal. Por ser um hospital que atende toda a Baixada Fluminense, o HGNI optou por aumentar o número de exames para trabalhar na prevenção ou tratamento precoce da doença, atendendo aos pacientes hospitalizados ou que estão em acompanhamento especializado pelo ambulatório. A ação acontece em conjunto com as sociedades brasileiras de Endoscopia Digestiva (SOBED), de Coloproctologia (SBCP) e com a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG). O tema da campanha é “Saúde é prevenção: cuide de você, evite o câncer de intestino”.

“Quando identificado precocemente, o câncer colorretal tem grande possibilidade de cura e pode ser prevenido com exames periódicos. Decidimos participar desta conscientização nacional para levar informação aos pacientes e criar ações que diminuam os riscos relacionados à doença”, destaca o secretário municipal de Saúde de Nova Iguaçu, Luiz Carlos Nobre Cavalcanti.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) revelam que 45.630 novos casos de câncer no intestino ou colorretal podem surgir no Brasil pelos próximos três anos, sendo o segundo tipo de câncer mais frequente. Apesar de ser um procedimento que requer o preparo do paciente, a colonoscopia pode ajudar a identificar e remover o problema.

“É pela colonoscopia que conseguimos identificar os pólipos, que são grandes fatores de risco para o desenvolvimento do câncer. Eles são removidos durante o exame, evitando assim a possibilidade de formação deste tipo de câncer”, explica o médico Fernando Peres, coordenador do setor de endoscopia e colonoscopia do HGNI e idealizador deste mutirão que contou com apoio das equipes médica, de enfermagem e administrativa.

Entre os principais sintomas que alertam para a possibilidade de câncer de intestino estão sangue nas fezes, inchaço e dor abdominal, diarreia e intestino preso. Os médicos recomendam que a colonoscopia seja feita em pessoas a partir dos 50 anos ou para aqueles que apresentam sintomas e têm histórico da doença na família.

loker situbondo https://suaralama.info/