Plano Verão


Plano de Contingências Nova Iguaçu – Verão 2023/2024

Desenvolvido para o enfrentamento de emergências e desastres provocados por fenômenos hidrológicos (inundações, alagamentos e enxurradas), geológicos (movimento de massa) e meteorológicos (tempestades: granizo, vendaval e chuvas intensas), o Plano de Contingências Nova Iguaçu – Verão 2023/2024 (PLANCON NI) trata-se de uma ação preventiva, preditiva e reativa que tem como objetivo a integração, a articulação, o controle e o desenvolvimento de um protocolo oficial para a governança municipal com vistas à eficiência e à eficácia das ações de resposta às emergências e aos desastres ocorridos na Cidade, com o intuito de mitigar os seus efeitos, superar os obstáculos e suportar a pressão das situações adversas.

Embora o foco e atualização do Plano compreendam o período de verão, onde os referidos fenômenos são mais recorrentes, o planejamento é destinado às emergências e desastres em qualquer período do ano.


Matriz de Articulação: Atividade x Responsabilidade

A Matriz (Ar) é uma adequação da matriz RACI para a gestão de recursos materiais e humanos no desenvolvimento da estratégia de execução das ações de resposta às emergências e desastres, que tem como escopo a definição dos papéis a serem exercidos ao longo do tempo por todas as instituições envolvidas.


Mapeamento de risco

O mapeamento de ocorrências realizado pela SMDC/NI consistiu em uma representação cartográfica das áreas que foram afetadas por eventos de inundação/alagamento e deslizamentos entre 2013 e 2023, além de representarem, também, informações fundamentais como: pluviômetros, pontos de apoio, estudo de áreas de risco, entre outras informações. A partir desse documento é possível a comparação dos locais em que tais ocorrências tiveram maior eventualidade e como os aspectos desses desastres mudam espacialmente com o passar dos anos. Ademais, tal mapeamento também é fundamental para a tomada de decisões e distribuições de recursos, visando elaborar métodos que amenizem o impacto social causados pelos desastres no município de Nova Iguaçu.

Mapa de Alagamento e Inundação 2017-2022

Mapa de Deslizamentos 2017-2022

 

loker situbondo https://suaralama.info/