Parque Natural Municipal


O Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, conhecido como Parque do Vulcão, foi criado em 1998 e está localizado no conjunto orográfico do Maciço do Mendanha formado pelas serras do Mendanha, Gericinó e Madureira. Ele é composto por 1.100 hectares de área protegida da Mata Atlântica que rodeiam inúmeras cachoeiras e poços. A unidade também guarda flora e fauna da região, bem como, um patrimônio científico que expõe as estruturas subterrâneas abaixo de vulcão tal como condutos subvulcânicos.

 

Atrativos

Os cerca de 8km de trilhas sinalizadas levam seus frequentadores à belas cachoeiras e poços d’água (sendo 11 liberadas ao banho) entre a Pedra da Contenda e a Serra do Vulcão. E entre uma trilha e outra é possível conhecer parte da história de Nova Iguaçu, como a sede da Fazenda Dona Eugênia, construída no século XIX, e as ruínas do clube Dom Felipe, que funcionou até meados da década de 1960. Além do trekking, que é a caminhada por trilha, é possível fazer no parque outras atividades, estas mais radicais, como o voo livre, partindo da rampa existente da Serra do Vulcão, e o rapel na cachoeira Véu da Noiva.

Funcionamento

O Parque do Vulcão fica aberto ao público de terça-feira a domingo, das 8h às 16h.

Localização

dois acessos ao Parque do Vulcão. Um deles, em Nova Iguaçu, é feito pelo bairro Caonze, passando pelas ruas Benjamim Chambarelli, Capitão Edmundo Soares e Juvenal Valadares até chegar à Estrada da Cachoeira, onde fica a portaria. O outro acesso é por Mesquita, no bairro Coréia. Ao final da Avenida Brasil, basta cruzar uma pequena ponte que levará à Estrada da Cachoeira.

Atenção

Para entrar no parque é preciso apresentar documento original de identificação com foto. Dentro da unidade não é permitido portar arma de fogo, materiais de vidro, e faca. Também não é a autorizada a entrada de produtos químicos, como creme para cabelos. A exceção é para o uso de repelentes e protetores solares. É proibido fazer fogueira e acampar sem autorização. O acampamento deverá ter finalidade educativa, com pedido prévio.

Agendamento

Para agendamento de grupos com finalidade para a educação ambiental e atividades radicais no local, basta fazer a solicitação através do e-mail: parquemunicipal@gmail.com.