Incêndios florestais caem pela metade em Nova Iguaçu

Com cerca de dois terços de seu território composto por áreas protegidas, Nova Iguaçu está investindo na proteção do meio ambiente. Prova disso é que os incêndios florestais na cidade, por exemplo, caíram pela metade. Em 2017, foram registradas 21 queimadas, 19 delas entre janeiro e setembro. Em 2018, neste mesmo período, este número caiu para 10.

A expectativa é que este número reduza ainda mais nos próximos anos. Para isso, 13 novos guardas ambientais, todos oriundos de concurso público da Prefeitura de Nova Iguaçu que aprovou 26 candidatos, ingressaram à Guarda Ambiental da cidade, se juntando aos 10 antigos membros. Os novatos estão passando por diferentes treinamentos para estarem aptos não só no combate a incêndios florestais, mas também na preservação ambiental através de um trabalho de conscientização.

“A função do guarda ambiental é a defesa do patrimônio, protegendo não só o meio ambiente, mas também os visitantes. Nosso trabalho envolve a educação ambiental, o patrulhamento do município e a fiscalização de crimes ambientais, como incêndios e caça. Essa é nossa realidade”, explica o secretário de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMADETUR) Fernando Cid.

Marcelo Gonçalves da Silva, responsável pelo treinamento dos 13 novos guardas ambientais de Nova Iguaçu, revela que um dos maiores desafios da Guarda Ambiental é justamente a redução dos incêndios florestais especialmente no inverno, quando cresce o número de queimadas devido a pouca chuva. Em 2017, julho foi o mês com maior número de incidentes com nove registros. Neste ano foram seis.

Formada em Gestão Ambiental, Mayara Correia, 25 anos, é uma das novas integrantes da Guarda Ambiental. Ela conta que recentemente trabalhou no Parque Natural Municipal, durante o evento Música na Natureza, promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Meio Ambiente e Turismo (SEMADETUR), e que é possível a convivência harmônica entre o homem e a natureza.

“A gente percebe que quando se trata de meio ambiente todos estão dispostos a ajudar. Quando orientamos o cidadão, a chance de surtir efeito através da conscientização é muito maior do que na repressão”, avalia.

Dedicação e treinamento pesado

Quem imagina que o trabalho dos agentes se limita a conscientização atrás da educação ambiental está enganado. Para se tornar um membro da Guarda Ambiental é preciso dominar as técnicas de combate ao incêndio florestal, curso de montanha, instrução básica do Centro de Instruções de Guerra na Selva que envolve sobrevivência, operações em área de floresta, combate com facas, técnicas de imobilização e defesa pessoal, entre outros conhecimentos.

Segundo Marcelo Gonçalves da Silva, um dos treinamentos mais importantes é o resgate na floresta. “Recentemente uma pessoa saiu da trilha do Parque Natural e se perdeu na floresta. Foi necessário fazer uma grande operação para encontrá-la e resgatá-la em segurança”. Ele conta ainda que a caça ilegal também é um grande perigo não só aos visitantes do parque, mas também aos próprios guardas. “Se um guarda ambiental se depara com uma armadilha de trabuco, muito utilizada por caçadores, e não sabe desarmá-la, ele pode até perder uma perna se ela for acionada. Dependendo de onde ele estiver e se for de difícil acesso para o resgate, ele poderá vir a Óbito devido à hemorragia”, adverte Marcelo.

Recentemente os novos guardas ambientais passaram por um treinamento de resgate em que precisaram improvisar uma maca com elementos da natureza e a própria farda, para simular a retirada de um homem ferido na floresta. O engenheiro de produção Vinícius Feitosa, 27 anos, aprovou a simulação. “Foi um treinamento superinteressante, pois é algo que pode acontecer a qualquer momento, até mesmo com algum de nós durante uma patrulha. Isso tudo agrega a nossa formação e a Guarda Ambiental cresce com isso”, comemora.

Depois de muitas semanas de treinamento os novos guardas ambientais estão prontos para honrar a farda. No dia 21 de setembro, Dia da Árvore, será realizada a formatura do grupo, às 10h, no Paço Municipal.