Prefeitura de Nova Iguaçu adota novas medidas no trânsito da cidade para bloquear o avanço do coronavírus

Em portaria publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial do município (25), a Prefeitura de Nova Iguaçu decidiu que ônibus, vans e similares que transportam passageiros na modalidade regular, turismo e complementar, assim como táxis e veículos a serviços de aplicativos não poderão circular com as janelas fechadas e aparelhos de ar condicionado ligados. Os veículos com as janelas que tenham o vidro selado estão fora desta exigência. Essa é mais uma medida da Prefeitura na prevenção e enfrentamento para evitar a propagação do coronavírus Covid-19.

Outra decisão da prefeitura para evitar o contato entre as pessoas é a suspensão do transporte de passageiros em motocicletas. Já ônibus, vans e similares do sistema intermunicipal de passageiros oriundos do município do Rio, assim como táxis e veículos de transporte alternativo, ficam proibidos de entrarem em Nova Iguaçu.

Também foi determinado que os ônibus dos sistemas municipal e intermunicipal só vão poder circular com passageiros sentados. Ainda será exigido que as empresas de ônibus que operam as linhas municipais realizem a higienização e desinfecção dos veículos antes do início da operação da frota. Veículos que forem flagrados não cumprindo as exigências, serão parados e impedidos de prosseguir a viagem.

Nesta quinta-feira (26), também ficou decidido que fica proibido viagens de táxis com passageiros para o interior do Estado ou para a cidade do Rio, restringindo a circulação somente dentro do município.

“Só estarão liberados desta proibição os veículos que não estejam transportando passageiros. Em relação ao transporte com motos, o uso do capacete e o contato físico contribui para a propagação de contágio pelo coronavírus. Também estamos limitando o número de dois passageiros por vez transportados nos táxis e transporte de aplicativos”, comentou o secretário de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Leonardo Callijão.

Motorista de ônibus há 22 anos, Vilmar Barreto Gouveia, de 63, já trabalha com as janelas abertas e com uma garrafa de álcool em gel ao lado do volante. Para ele, a medida vai evitar a propagação do vírus.

“Veículo fechado acaba aumentando a possibilidade de transmissão dessa doença. Não podemos brincar com a saúde. Esse vírus mata e agora teremos um veículo mais arejado”, comentou ele.

A decisão de limitar o número de pessoas dentro de um veículo agradou a autônoma Fátima Maria de Sá, de 61 anos. “Quanto menos contato melhor. É hora de pensar primeiro nas pessoas e não passar adiante esse vírus”, disse a moradora de Jardim da Viga.

Outras medidas tomadas pela tomada pela Prefeitura no combate ao coronavírus Covid-19:

– Situação de emergência decretada até 30 de março

– Escolas e creches fechadas neste período

– Hospital Geral de Nova Iguaçu e Maternidade Municipal Mariana Bulhões: visita ao paciente restrita a uma pessoa por dia

– Suspensão de cirurgias eletivas;

– Redução de 50% da capacidade de lotação dos ônibus.

– Proibição da circulação de ônibus de turismo no município.

– Prova de vida dos servidores inativos da Prefeitura de Nova Iguaçu suspensa por 15 dias, assim como todo atendimento do Instituto de Previdência de Nova Iguaçu (Previni);

– Concursos da Guarda Municipal e seleção de estagiários Procuradoria Geral do Município adiados;

– Programas, projetos, atividades e capacitações oferecidas Prefeitura de Nova Iguaçu suspensas;

– Equipamentos públicos como a Casa de Cultura, Vila Olímpica e o Centro Olímpico fechados.