Reunião entre Fenig e Cefet em prol da educação

 

Organizar e alinhar a parceria entre a Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig) e o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-campus Nova Iguaçu), visando a continuidade dos projetos e ações em prol da divulgação da matemática na cidade. Esse foi um dos objetivos da reunião realizada nesta quinta-feira (21), entre representantes das duas entidades. Um dos temas discutidos foi o projeto ‘Meninas na Robótica’, idealizado por alunas do Cefet, que será apresentado, a partir de maio, em três escolas municipais de Nova Iguaçu. Um termo de cooperação técnica será firmado entre a Fenig e o Cefet para viabilizar o projeto.

A proposta contempla alunos de 6º ao 9º ano do ensino básico. As três escolas municipais ainda serão escolhidas. A intenção é ampliar a visão para as meninas sobre a área de ciências exatas, engenharia e computação, “A pouca participação das mulheres nos cursos de engenharia, ciências e informática, por exemplo, deve acabar. O principal objetivo desse projeto é propiciar a construção de espaços nas escolas voltados à participação, incentivo e formação de meninas e mulheres para a área de robótica. Temos que incentivar nossas crianças em salas de aula”, afirmou o presidente da Fenig, Miguel Ribeiro.

Segundo ele, o projeto ‘Meninas na Robótica’ será levado a eventos oficiais do município, como o ‘Prefeitura Presente’, que volta este ano com serviços gratuitos de saúde e assistência social a diversos bairros de Nova Iguaçu.

Na reunião também foram discutidos outros temas, como a II Olímpiada de Matemática de Nova Iguaçu, a II Semana Municipal de Matemática da cidade e o material lúdico para o projeto ‘Matemática na Praça’. “Discutimos várias pautas e a partir de maio vamos ter o Simpósio de Matemática. Essa reunião realinhou a parceria com o Cefet”, contou o diretor técnico da Fenig, André Porfiro.

O projeto ‘Meninas na Robótica’ já foi aprovado previamente pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq na chamada CNPq/MCTICNo 31/2018 – Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação. No ano passado, a relação entre a Fenige e o Cefet foi essencial para a execução do Ano Municipal da Matemática na cidade. Foi desenvolvido em conjunto também com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, Instituto Multidisciplinar – IM e o CEDERJ, o I Simpósio de Matemática Pura e Aplicada de Nova Iguaçu, a I Semana Municipal de Matemática de Nova Iguaçu e a Olimpíada de Matemática.

loker situbondo https://suaralama.info/