Defesa Civil promove curso de Noções de Meteorologia para capacitar agentes

A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil de Nova Iguaçu, em parceria com a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, promoveu, na última quinta-feira (19), o seminário ‘Noções de Meteorologia Aplicada à Proteção e Defesa Civil’, cujo objetivo é capacitar agentes para situações de emergência.

A meteorologista Camila Magalhães abordou os principais conceitos meteorológicos e suas aplicações às ações de Proteção e Defesa Civil. “É um curso rápido, dinâmico e de linguagem simples, porém de conteúdo relevante e significativo para a ampliação do conhecimento dos agentes de Defesa Civil a respeito dos conceitos, fenômenos meteorológicos e a importância da meteorologia na Defesa Civil”, explica a palestrante.

Dentre as medidas voltadas para redução dos riscos de desastres, os sistemas de previsão e monitoramento das chuvas são fundamentais para a identificação de condições favoráveis à ocorrência de potenciais eventos causadores de desastre e essenciais para veiculação adequada de avisos e adoção antecipada de estratégias em prol da minimização e mitigação dos impactos negativos destes fenômenos. Sendo assim, o curso visa informar e orientar sobre a importância dos avisos meteorológicos, assim como o conhecimento de cada termo empregado nas informações repassadas à comunidade.

Para o subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Jorge Ribeiro Lopes, é fundamental que os agentes saibam lidar com a comunidade durante uma situação de emergência, “Transmitir os conhecimento dos termos, suas definições e, sobretudo, as ferramentas que nós, da Defesa Civil, utilizamos diariamente, é primordial. E é por isso que sempre promovemos cursos internos, pois queremos nos manter sempre atualizados para entender e responder de forma eficiente”, completa.