Recém-nascidos fazem o teste do pezinho em ação da Maternidade Mariana Bulhões

Com um furinho no calcanhar e a coleta de gotinhas de sangue é possível detectar precocemente algumas doenças que o recém-nascido possa desenvolver. No Dia Nacional do Teste do Pezinho, comemorado nesta terça-feira (6), a Maternidade Mariana Bulhões fez uma ação de ampliação e conscientização.

O casal Selton Lucas, de 26 anos, e Stefany Silva, de 23, levou o filho Levi, de quatro dias de vida, que nasceu na unidade no dia 2 de junho, para fazer o exame. Embora o chorinho seja de partir o coração, os pais reforçaram a importância do teste e da ação para conscientizar a população.

“Na minha opinião esse é um dos exames mais importantes na vida do recém-nascido. Através dele conseguimos nos preparar para cuidar de algum problema futuro que possa surgir com o resultado”, comenta.

Moradora de Queimados, Julia Barbosa, de 19 anos, ficou sabendo da ação na maternidade e levou o filho Arthur, acompanhado de sua tia Monike, de 42, para fazer o exame. As duas contaram um pouco mais sobre a experiência.

“É importante para prevenção de doenças e reforço na saúde. Até porque se o resultado detectar algo diferente podemos tratar precocemente para que não venha a acontecer algo mais grave com a criança”, conta Julia. “É um erro da mãe ou pai negar isso, pois o exame é um direito da criança”, completa Monike.

O teste do pezinho, que deve ser feito preferencialmente entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê, faz parte das ações do Programa Nacional de Triagem Neonatal e ajuda a identificar precocemente doenças genéticas, metabólicas, enzimáticas ou endocrinológicas que podem comprometer a saúde dos pequenos. No mês de junho a campanha ganha ainda mais visibilidade pela importância de se fazer o exame.

Na Maternidade Mariana Bulhões, o exame é feito em recém-nascidos que ficam internados por mais de três dias. Os pais dos bebês que recebem alta antes desse prazo são orientados, pelas equipes médicas e de enfermagem, a procurarem um posto de saúde próximo de sua residência para fazer a testagem. Em Nova Iguaçu, todas as unidades básicas de saúde e clínicas da família fazem a coleta, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Basta que os pais levem a caderneta de vacinação e certidão de nascimento do bebê, além do CPF e cartão do SUS do responsável.

“A campanha junho lilás fala sobre a importância de se fazer o teste do pezinho nos recém-nascidos dentro do prazo estabelecido. A ação na Maternidade teve como objetivo dar visibilidade a essa causa e testar os bebês que já receberam alta”, explica o secretário municipal de Saúde de Nova Iguaçu, Luiz Carlos Nobre Cavalcanti, que complementou. “O exame é feito gratuitamente nos postos de saúde e clínicas da família de Nova Iguaçu, por livre demanda”.

Além da Maternidade Mariana Bulhões, o serviço de atenção básica de Nova Iguaçu também vai reforçar a importância do teste do pezinho. Durante todo o mês de junho serão promovidas ações de orientação sobre o tema, com rodas de conversa, principalmente com gestantes que vão às consultas de pré-natal e grupos de educação em saúde.

loker situbondo https://suaralama.info/