Maternidade Mariana Bulhões agiliza exame do teste do pezinho em ação na próxima terça-feira (6)

No Dia Nacional do Teste do Pezinho, celebrado na próxima terça-feira (6), a Maternidade Mariana Bulhões vai realizar um dia de testagem para os recém-nascidos que já receberam alta da unidade, mas ainda não realizaram o exame. O teste do pezinho, que de ser feito entre o terceiro e quinto dia de vida do bebê, faz parte das ações do Programa Nacional de Triagem Neonatal e ajuda a identificar e tratar precocemente algumas doenças genéticas, metabólicas, enzimáticas ou endocrinológicas que podem comprometer a saúde dos pequenos.

Para os recém-nascidos que recebem alta com menos de três dias de vida, as equipes médicas e de enfermagem orientam os pais ou responsáveis a procurarem um posto de saúde próximo de sua residência para fazer o exame. Em Nova Iguaçu, todas as unidades básicas de saúde e clínicas da família fazem a coleta, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

“Queremos chamar a atenção dos pais e responsáveis para que não deixem o teste do pezinho de seus filhos para depois. O exame é feito gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde de Nova Iguaçu, por livre demanda”, destaca o secretário municipal de Saúde de Nova Iguaçu, Luiz Carlos Nobre Cavalcanti.

Para realizar o Teste do Pezinho, os pais devem trazer a caderneta de vacinação e certidão de nascimento e do bebê, além do comprovante de residência, CPF e cartão do SUS da mãe ou responsável. A expectativa é de atender até 50 recém-nascidos, das 9h às 16h.

Além da Maternidade Mariana Bulhões, o serviço de atenção básica de Nova Iguaçu também vai reforçar a importância do teste do pezinho. Durante todo o mês de junho serão promovidas ações de orientação sobre o tema, com rodas de conversa, principalmente com gestantes que vão às consultas de pré-natal e grupos de educação em saúde.

loker situbondo https://suaralama.info/