Feira Iguassú homenageia as mulheres em sua primeira edição do ano

A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMCULT), realizou, na Rua Getúlio Vargas, neste sábado (18), a primeira edição da Feira Iguassú de 2023. Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, a 11ª edição do evento foi toda voltada para a valorização feminina.

A Feira Iguassú, com 80% de seus expositores formada por mulheres, reúne gastronomia, moda, artesanato e música num só espaço. Quem foi a feira deste sábado pôde ouvir histórias das empreendedoras Faby Lyra, Ro e Elisa Medeiros, Flávia Duarte e Elizete Barroso, poemas declamados por Natália Stocco, Carol Nuñes, Camila Pontes, Hanny Saraiva e Bete Gomes e música de Cida Santana, Pedro Lima, Walace Lopes, Serginho Abreu e Jullie Nóbrega. Miriam Magali, superintendente da Superintendência de Políticas para Mulheres (SPM), órgão ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), falou sobre os tipos de violência contra mulheres.

O secretário municipal de Cultura, Marcus Monteiro, celebrou mais um evento. “É muito especial uma feira de sucesso como essa abordar um tema tão importante como a valorização feminina. Feira Iguassú no mês das mulheres é um luxo. Esse projeto já está no coração do Iguaçuano e isso me deixa muito feliz”, afirma ele.

A pedagoga Maria da Penha Vieira Silvia, de 53 anos, esteve no evento pela primeira vez. Ela faz um curso preparatório próximo ao local do evento e ficou encantada com a feira. “É o máximo ouvir sobre a valorização da mulher em todas as áreas. O profissionalismo, o amor e a dedicação que elas fazem isso aqui acontecer é impactante. Estou encantada com esse serviço”, comentou.

A artesã desde 1997, Doraci Gomes, de 52 anos, participa da feira desde sua criação, em 2019, estava emocionada por participar do evento. “Dia da Mulher, Dia do Artesão e Mês do Empreendedorismo, eu tenho três motivos para estar comemorando aqui. Estou muito feliz em participar desse momento importante da feira, com um assunto muito lindo”, relatou.

A Feira Iguassú é promovida pela Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMCULT), em parceria com empreendedores da sociedade civil. É realizada mensalmente, no segundo sábado do mês, das 9h às 19h.