Nova Iguaçu vai fazer campanha de vacinação antirrábica no dia 24 de setembro

Cães e gatos, a partir de três meses, poderão ser vacinados, gratuitamente, contra a raiva animal em Nova Iguaçu. A Prefeitura, por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, vai promover, no dia 24 de setembro, a “Campanha de Vacinação Antirrábica Animal”. Para isso, mais de 90 pontos de imunização serão instalados em escolas municipais, praças, igrejas, clubes e unidades de saúde. Em todos os locais, o atendimento será das 9h às 16h.

Serão vacinados cães e gatos saudáveis a partir de 3 meses de idade, além daqueles que expiraram o ciclo de doze meses da última dose. Os animais devem ser conduzidos com coleiras por um adulto para que se evitem acidentes. Na última campanha antirrábica, Nova Iguaçu vacinou quase 80 mil animais de estimação e a expectativa é superar estes números.

 A transmissão da raiva animal acontece por meio do contato da saliva por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões. “Trata-se de uma doença infecciosa viral que afeta todos os mamíferos com letalidade de 100%. Por ocorrer em animais e afetar o ser humano, ela é considerada uma zoonose. A vacinação anual é a principal forma de prevenção desta doença”, alerta o coordenador do Núcleo de Vigilância de Zoonoses de Nova Iguaçu, Luiz Cláudio da Silva Ferrão.

A lista completa dos pontos de vacinação está em http://www.novaiguacu.rj.gov.br/semus/vacinacaoantirrabica/.

loker situbondo https://suaralama.info/