Feira Iguassú deste sábado (13) terá o tema ‘Inclusão’ e apresentações de pessoas com deficiência

A Prefeitura de Nova Iguaçu irá promover, neste sábado (13), mais uma edição da já tradicional Feira Iguassú. O terceiro evento do ano trará o tema ‘Inclusão’, além de uma homenagem pelo Dia dos Pais, celebrado no domingo. A feira acontece sempre no segundo sábado do mês na Rua Getúlio Vargas, no Centro, das 9h às 19h, e é promovida pela Secretaria Municipal de Cultura (SEMCULT).

Quem for à feira deste sábado, irá desfrutar de 116 stands de gastronomia, moda, artesanato, brechó e antiguidade, entre outros, e poderá assistir a apresentações que prometem emocionar o público. pela manhã, a coreógrafa iguaçuana Valéria Brito irá apresentar dois números, sendo um voltado para pessoas com síndrome de Down e outra para o grupo LGBTQIAPN+. À tarde, a Secretaria de Educação (SEMED) fará a apresentação de um trabalho desenvolvido com crianças com deficiência que estudam na rede municipal.

Após a participação infantil, a Escola Carioca de Dança levará ao público a atração ‘Carioca Sobre Rodas’, na qual pessoas com deficiência farão coreografias com cadeiras de rodas. No início da noite o grupo Samba da Siriguela fará uma apresentação representando a influência africana no Brasil. Além destas atrações, haverá também a apresentação musical da cantora iguaçuana Maria Clara Maciel, que vai cantar sucessos da MPB.

Pensando no conforto de pessoas com deficiência e de crianças mais sensíveis a ambientes agitados, a SEMCULT irá disponibilizar um banheiro com acessibilidade e um Espaço Kids no interior da Casa de Cultura. O objetivo destas medidas e das atrações, segundo a organização do evento, é transformar a Feira Iguassú em uma das primeiras feiras de rua do Brasil a lutar pelos direitos à igualdade, ao respeito e à diversidade.

“A cada edição estamos consolidando a união entre a sociedade civil e o poder público, baseada no compromisso de fazer com que todos que estejam envolvidos direta ou indiretamente nesta ação sejam impactados de forma positiva. Estamos nos preparando para construir uma história ainda mais linda, dando a oportunidade para que todos desfrutem deste momento tão importante para a nossa cidade”, comemora o secretário de Cultura, Marcus Monteiro.

Lançada em setembro de 2019, a Feira Iguassú chega a sua sétima edição. O evento, que chegou a ficar fora do calendário mensal da cidade durante mais de dois anos, em função da pandemia da Covid-19, voltou a ser realizado em maio deste ano.