Campanha por direitos da criança e do adolescente começa com caminhada e ações nas unidades de saúde de Nova Iguaçu

Nova Iguaçu começou hoje uma série de eventos que vão debater os direitos da criança e do adolescente. Nesta quarta-feira (18), a Prefeitura celebrou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes com uma caminhada pelo Centro da cidade. A ação foi a primeira ação para a campanha “30 Dias de Ativismo em prol da Criança & Adolescente”, que vai até 16 de junho, com o objetivo de chamar atenção para a luta contra a violência e exploração sexual de meninos e meninas e contribuir para o combate ao trabalho infantil.

A Subsecretaria dos Conselhos Municiais, representantes do Conselho Tutelar, do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente, de equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), como os CRAS e CREAS, além de projetos do órgão, como o PIPAS (Primeira Infância Protegida na Assistência Social), e de diversas instituições se reuniram na Praça Rui Barbosa, no Centro. De lá, o grupo seguiu pelo Calçadão e gritou palavras de ordem exigindo respeito aos direitos da criança e do adolescente, distribuiu material informativo e divulgou canais de denúncia. Além da caminhada pelas ruas do Centro, o ato se repetiu em outras quatro regiões da cidade.

O ato terminou no Paço Municipal, sede da Prefeitura de Nova Iguaçu, onde os adultos participantes se uniram em um abraço simbólico ao redor das crianças e jovens, que formavam um coração. A subsecretária dos Conselhos Municipais de Nova Iguaçu, Monique Gambardela, explica que o abuso e exploração sexual de menores ainda é uma luta árdua, mas necessária. Segundo ela, o trabalho de conscientização da população é o melhor caminho para salvar crianças e adolescentes.

“É importante que todos conheçam o Disque 100, um canal que deve ser utilizado para denúncias de casos de abuso e exploração sexual infantil e que pode salvar a vida de quem é vítima deste crime. A denúncia pode ser feita de forma anônima, seja por telefone ou diretamente em um Conselho Tutelar”, esclarece Monique.

A presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Viviane Cordeiro, lembra que garantir os direitos deste público é um dever de todos, conforme explícito na Constituição Federal, artigo 227. Ela aproveita para convidar a população a participar das atividades promovidas pela Prefeitura.

“Serão 30 dias de importantíssimos debates. Os eventos são abertos a todos que queiram participar e vão acontecer nos CRAS, CREAS, nas escolas e nas unidades de saúde. A participação da sociedade civil é fundamental”, alerta Viviane.

A programação completa da campanha “30 Dias de Ativismo” está no site da Prefeitura de Nova Iguaçu, na página da Secretaria Municipal de Assistência Social. Basta acessar http://www.novaiguacu.rj.gov.br/semas/30diasdeativismo/.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes também foi celebrado no Hospital Geral de Nova Iguaçu. A Classe Hospitalar da unidade, setor onde as crianças podem dar continuidade aos estudos durante a internação, promoveu uma palestra sobre violência sexual sofrida por menores e fez um trabalho de conscientização junto aos pais, responsáveis e acompanhantes dos pacientes.

As unidades municipais de saúde também irão abordar temas relacionados aos direitos da criança e do adolescente. Ao longo de todo o mês, serão promovidas ações, junto aos menores, seus pais e responsáveis, que têm como objetivo ajudar a identificar e prevenir casos de abuso e exploração sexual infantil. O público-alvo participará de rodas de conversas e atividades como contação de histórias, jogos online, teatro, leitura de textos e poesias, músicas, filmes e debates.

Nesta quinta-feira (19), a Secretaria Municipal de Governo (SEMUG) de Nova Iguaçu, em parceria com o cinema Kinoplex Iguaçu Top, vai realizar uma ação social para cem crianças das casas de acolhimento do município. Elas vão assistir, gratuitamente, o filme Sonic 2. Além disso, também poderão se divertir no espaço de lazer destinado às crianças no TopShopping, em parceria com o Game Point, Rally Kids e Pula-Pula Florestinha.