Nova Iguaçu retoma projeto ‘Escolas Seguras’

A Prefeitura de Nova Iguaçu vai retomar mais um projeto interrompido durante a pandemia da Covid-19. A partir deste mês, a Secretaria Municipal de Defesa Civil (SMDC) volta a promover o “Escolas Seguras: Desenvolvendo a Resiliência através da Educação”. Promovido desde 2017, ele ocorre nas escolas municipais e tem como objetivo torná-las mais seguras, por meio do desenvolvimento de uma cultura de prevenção e percepção de riscos a desastres. A última edição do projeto ocorreu ainda em 2019, antes da pandemia.

No cronograma deste ano, sete unidades irão receber o projeto entre maio e outubro. A primeira delas será a Escola Municipal Campo Alegre, entre os próximos dias 16 e 20. Alunos, professores e funcionários serão submetidos a simulações de situações de emergência e farão treinamento e exercícios de desocupação segura do prédio escolar.

“O projeto utiliza a escola como espaço para a promoção de uma mudança de cultura, onde o resultado final é a proteção e preservação da vida, e a construção de uma comunidade escolar resiliente”, explica o secretário municipal de Defesa Civil, Jorge Ribeiro Lopes.

Desde sua implementação, o projeto Escolas Seguras já foi realizado em 22 instituições de ensino, capacitando 10.173 alunos e 1.106 funcionários e professores. No total, 11.279 pessoas participaram das simulações. Além da E. M. Campo Alegre, as unidades Professor Emílio Pedroso Araújo, Paulo Roberto Fiorenzano, E. M. Jaceruba, CAIESP Castrolina Faria Lima, CIEP 187 – Benedito Laranjeiras e Casa da Criança de Miguel Couto receberão o projeto este ano.