Outubro rosa: HGNI promove café da manhã para pacientes que enfrentam o câncer de mama

Pacientes que estiveram no Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) nesta quarta-feira (20), para consulta no ambulatório de mastologia, foram recepcionadas com um café da manhã. A iniciativa é uma demonstração de apoio à luta dessas mulheres contra o câncer de mama e de conscientização neste Outubro Rosa, mês marcado pela importância dos cuidados contínuos com a saúde para a prevenção e detecção precoce da doença.

Nova Iguaçu é um dos poucos municípios da Baixada Fluminense a oferecer acompanhamento com o médico mastologista, especialidade que diagnostica e trata doenças da mama. No ambulatório do HGNI são realizadas mais de 170 consultas por mês a mulheres e homens que investigam ou foram diagnosticados com o câncer de mama.

“O ambulatório de mastologia do HGNI já ajudou a salvar muitas vidas, sempre com muito empenho e prestação de serviço. É uma das únicas unidades que faz este tipo de acompanhamento e cirurgia”, explica o diretor-geral do HGNI, Joé Sestello, que reforçou a importância do autoexame. “Em caso de alterações, é fundamental procurar assistência médica o quanto antes. O diagnóstico precoce da doença leva a uma grande possibilidade de cura”.

O câncer de mama é a principal causa de morte por câncer entre mulheres de todas as faixas etárias. Pode apresentar vários sinais e sintomas, sendo os principais deles: o aparecimento de nódulos endurecidos nos seios e axilas, inchaço de toda ou parte da mama (independente de nódulo), dores na região e secreções. Hábitos saudáveis ajudam a prevenir o aparecimento da doença. Além disso, mulheres com mais de 40 anos devem fazer o exame de mamografia anualmente.

“Quando a mulher percebe o nódulo ou alteração, a primeira coisa a fazer é procurar um médico para avaliação, que irá pedir mamografia e, caso haja necessidade, uma biópsia. Se houver a confirmação do câncer de mama, o tratamento pode ser por quimioterapia, radioterapia e cirurgia”, destaca Wandir Moreira Ramos, médico mastologista, ginecologista e obstetra, que atende pacientes do HGNI que enfrentam o câncer de mama.

Uma das pacientes que compareceu à consulta nesta quarta-feira foi a auxiliar de serviços gerais Maria de Lourdes dos Santos, de 59 anos. Moradora de Belford Roxo, ela descobriu o câncer há cerca de um ano e quatro meses, após sofrer uma pancada no seio que passou a incomodar bastante. Ela conta que foi a vários hospitais até conseguir ser encaminhada para o HGNI, onde teve o diagnóstico da doença e precisou retirar a parte lesionada da mama.

“Até me emociono ao lembrar, pois estava com muito medo. Foi muito difícil, mas a equipe do Hospital da Posse me acolheu bem. Eu só tenho a agradecer ao Dr Wandir e falar para as mulheres que tem cura sim”, destaca ela.

Câncer de mama também acomete homens

Os homens também precisam estar atentos a sinais e sintomas do câncer de mama. A incidência é de 1% se comparado às mulheres. Os sintomas são os mesmos e se manifestam em pessoas com mais de 60 anos. O médico Wandir conta que em sua carreira como mastologista já operou nove casos de câncer de mama em homens, incluindo pacientes do HGNI, sendo que dois deles aconteceram em 2021.

“Para o homem a indicação geralmente é a cirurgia de retirada da mama, enquanto na mulher, quando há possibilidade, podemos optar por retirar o tumor da parte lesionada da mama e os nódulos na axila, que são a raiz do câncer. A possibilidade de cura em homens é maior, pois o câncer não é tão agressivo quanto na mulher”, explica.

Agendamento de mamografias e ultrassonografias de mama

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu está com agendamento extra para mamografia e ultrassonografia neste mês de outubro. Os exames podem ser marcados em qualquer unidade básica de saúde do município e acontecem na própria rede de saúde ou unidades conveniadas à Prefeitura. É preciso ter em mãos a solicitação para o exame, identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.