Nova Iguaçu imuniza 1.778 crianças e adolescentes no Dia D de multivacinação

O programa deste sábado (16) de Simone Chaves, de 37 anos, foi levar os filhos Lucas, de 12, e Noah, de 2 meses, ao Centro de Saúde Vasco Barcelos, no Centro, para garantir a imunização e atualizar a caderneta de vacina de ambos. A professora de biologia, agradeceu a iniciativa do Dia D de multivacinação para crianças e adolescentes e reforçou a importância do SUS no cuidado da população.

“Ações como essas são muito importantes. Hoje mesmo eu conversei com meu filho que somos privilegiados por ter um programa
de vacina tão forte no Brasil pelo SUS, coisa que não existe em outros países. Nossos filhos são nossos maiores tesouros e temos que cuidar da saúde deles e da nossa”, conta Simone. “Doeu um pouco, mas é por uma boa causa” reforçou Lucas, que recebeu a vacina contra influenza.

Assim como Simone, outras mães e pais foram aos postos de saúde buscando a vacinação para seus pequenos. Em Nova Iguaçu, foram imunizadas 1.778 pessoas neste Dia D contra diversas doenças, sendo 1.056 crianças e 722 adolescentes menores de 15 anos. A campanha tem o objetivo de ampliar a cobertura vacinal das doses de rotinas, que estão abaixo do recomendado em todo o país.

O secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Cavalcanti, acompanhou o Dia D no Centro de Saúde Vasco Barcelos e a imunização contra a Covid-19, que aconteceu em outro espaço da unidade de saúde. Ele reforçou a importância da campanha.

“O Dia D de multivacinação, que acontece em todo o país, é uma forma de garantir a proteção de crianças e adolescentes contra doenças que podem ser evitadas com a aplicação das vacinas”, destaca.

Teve bebê que deu aquele chorinho de partir o coração, o que ficou desconfiado e os pequenos que se divertiram, com resultado final de garantir a proteção. Como outubro é o mês das crianças, a Secretaria Municipal de Saúde ofereceu nas unidades com maior fluxo de atendimento um sábado agradável, com bolos, lembrancinhas, personagens e brincadeiras, tudo para acolher, de forma humanizada, as famílias.

“As crianças já chegam nervosas pelo medo da agulha da injeção, então essa foi a forma que encontramos de entretê-las elas, para que se divirtam enquanto aguardam”, complementa.

Um dos momentos que mais chamaram a atenção da equipe de imunização foi o do pequeno Heitor, de um ano e dois meses. Ele estava sorridente até receber a dose da vacina tríplice viral. O choro sentido foi perceptível para Élida de Souza, de 40 anos, que ficou com pena do filho, mas reforçou a importância de vacinar.

“Dá muita dó ver ele chorar, mas sei que no final é por uma boa causa. Para proteção e cuidado deles. Tem que vacinar!” ressalta ela, que foi ao Vasco Barcelos acompanhada do pai de Heitor, o técnico de elevador Fábio Olário da Silva.

Já Marcos Sandro de Almeida, de 37 anos, levou o filho Cristian, de 5, para receber as doses da vacina contra a varicela e influenza. Ele foi acompanhado da mãe do pequeno, Cristiana Rodrigues, mas revelou que era sua primeira vez entrando na sala de vacina com o filho.

“Temos que vacinar mesmo, não só as crianças, mas os adultos também. Aconselho todos a procurarem um dos postos e protegerem seus filhos”, reforça ele, que garantiu que mês que vem voltará ao posto. “Ele precisa tomar uma vacina em novembro e depois só com 11 anos. Estarei aqui”.

Algumas unidades de outros bairros também fizeram uma bela recepção para receber as crianças. Na Unidade Básica de Saúde do Rancho Fundo foram colocados arcos de bola, imagens decorativas e até mesmo plaquinhas para as crianças incentivarem a mensagem mais importante do dia, que “minha caderneta está ok”.

A campanha nacional de multivacinação vai até o dia 29 de outubro. Aqueles que não puderam comparecer neste sábado poderão procurar um dos 57 postos de saúde de Nova Iguaçu, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, para garantir a imunização e atualizar a caderneta vacinal. A listagem dos postos está disponível no link: http://www.novaiguacu.rj.gov.br/semus/multivacinacao/