Nova Iguaçu vacina mulheres com comorbidades com 57 anos e profissionais de educação mulheres da mesma faixa etária nesta sexta-feira (30)

Mulheres com comorbidades com 57 anos e profissionais de educação mulheres da mesma faixa etária são o público-alvo da campanha de vacinação contra a Covid-19 nesta sexta-feira (30), em Nova Iguaçu, seguindo o Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde. Para isso, 22 pontos de imunização estarão abertos, das 8h30 às 16h, para a aplicação da Astrazeneca.

A Prefeitura de Nova Iguaçu está enfrentando um problema momentâneo de desabastecimento de vacinas Coronavac e precisou suspender a aplicação do imunizante na segunda-feira (26). De janeiro até 25 de abril, último dia de entrega feita pelo Governo do Estado, o município recebeu 141.790 doses de imunizantes, sendo 78.125 primeira dose e 63.665 de segunda dose. Havendo, assim, uma diferença de 14.460 doses entre elas. As vacinas foram aplicadas de acordo com cronograma da Secretaria Estadual de Saúde. A Prefeitura aguarda, portanto, as próximas entregas para prosseguir.

Prevenida, a Secretaria Municipal de Saúde marcou o retorno para a segunda dose de Coronavac em 21 dias e não 28 dias, deixando a população imunizada dentro do prazo máximo de retorno.

Profissionais de saúde e idosos maiores de 65 anos vacinados com a Astrazeneca (cartão laranja) até 28 de fevereiro devem tomar a segunda dose e garantir a imunização completa. Na próxima segunda-feira (3), será a vez de quem foi vacinado com o mesmo imunizante até o dia 10 de março.

A lista completa com os endereços dos postos de vacinação contra a Covid-19 e o calendário de imunização estão em: www.novaiguacu.rj.gov.br/semus/vacinacao-covid/calendario/. Até quarta-feira (27), Nova Iguaçu já tinha aplicado 168.044 doses contra a Covid-19.

Saiba quem faz parte dos grupos prioritários

Os pertencentes ao grupo de comorbidades são portadores de diabetes, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial (estágios 1,2 e 3), insuficiência cardíaca, hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias, pericardiopatias, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas no adulto, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida, síndrome de down, cirrose hepática,portadores de próteses valores, portadores de dispositivos cardíacos implantados, além de doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas.

Para serem vacinados, as pessoas com comorbidades devem apresentar comprovante assinado por médico, contendo assinatura e registro no conselho de classe, que demonstre pertencer a um destes grupos de comorbidades; documento de Identidade com foto; CPF ou Cartão Nacional de Saúde; Comprovante de Residência, três últimas receitas, com validade máxima de seis meses.

Os profissionais de educação _ professores, pessoal administrativo, merendeiras, pessoal de apoio (serventes e vigias) _ também começam a integrar a programação de imunização em Nova Iguaçu. Nesta segunda-feira (26) foram as mulheres com 59 anos, na terça homens desta idade. Na quarta-feira (28), as mulheres de 58 anos foram vacinadas. Nesta quinta (29), homens profissionais com a mesma idade estão sendo imunizados. Nesta sexta (30), mulheres de 57 anos e, no sábado (1/5), os homens desta faixa etária.

Os profissionais da educação para serem vacinados, devem estar com carteira de identidade com foto; CPF ou Cartão Nacional de Saúde; três últimos contracheques de instituição de ensino localizada em Nova Iguaçu.