Banco de sangue do HGNI convoca doadores de sangue

O Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) está precisando de doadores de sangue. Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o número de doações na unidade caiu cerca de 50%. Para atender a demanda e manter o estoque, o banco de sangue precisa coletar cerca de 600 bolsas por mês, porém, vem recebendo, em média, 335 doadores. Os interessados em doar podem fazer o agendamento através do telefone (21) 97663-9352, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As doações acontecem das 7h30 às 12h30.

As doações são fundamentais para os pacientes de toda a Baixada Fluminense que chegam ao HGNI, um hospital com perfil de trauma. Diariamente são atendidos acidentados, baleados, feridos por arma branca, além dos casos de pessoas já internados que precisam de cirurgia, com a necessária reposição sanguínea. Uma bolsa de sangue pode ajudar a salvar até quatro vidas.

O banco de sangue adota uma série de medidas de segurança para garantir que a coleta seja feita de forma segura. Os profissionais da saúde orientam os doadores a lavarem as mãos no momento da chegada, antes e após a doação. As salas de espera, triagem, copa e recepção são higienizadas regularmente durante o dia. O espaço tem refis de álcool em gel espalhados pelos setores.

Quem pode doar

– Pessoas entre 16 e 69 anos que estejam bem de saúde e pesem mais de 50 quilos;

– Não é preciso estar em jejum, porém, quem ingeriu alimentos gordurosos nas últimas quatro horas ou bebidas alcoólicas no dia anterior não podem doar;

– Quem teve Covid-19 deve aguardar a recuperação total do quadro clínico para doar;

– Vacinados contra o sarampo devem aguardar no mínimo 30 dias;

– Mulheres que estejam amamentando só podem doar após seis meses; Tatuados após um ano;

– Gestantes não podem doar

– Menores de idade de 16 e 17 anos também podem ajudar a salvar vidas, porém precisam da autorização dos pais ou responsáveis. O modelo de declaração está disponível no site do Hemorio: (http://www.hemorio.rj.gov.br/html/pdf/menor_idade.pdf).

loker situbondo https://suaralama.info/