Nova Iguaçu lança primeiro espaço público de inovação do Estado do Rio de Janeiro

A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Assuntos Estratégicos, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semacti), está lançando o Centro Vocacional de Tecnologia e Inovação (CVTI Nova Iguaçu). Os cursos de Programação de Games, Criação de Aplicativos, Robótica e Web Design estarão disponíveis para alunos de instituições de ensino da cidade a partir de novembro, no Shopping Nova Iguaçu, que cedeu uma loja de 250m², sem custos para os cofres públicos. O objetivo é a popularização da ciência e tecnologia na formação de habilidades digitais, qualificação no desenvolvimento de produtos funcionais, fomento ao empreendedorismo e ao desenvolvimento de projetos de inovação.

O espaço CVTI Nova Iguaçu contará com coworking, sala multimídia e auditório, e oferecerá 1.200 vagas nos cursos, que serão presenciais somente quando houver liberação pelas autoridades médicas e sanitárias. Além disso, o projeto inclui uma incubadora de startups, que serão selecionadas através de chamada pública. O edital avaliará interessados em desenvolver projetos que atendam os seguintes critérios: desenvolvimento de tecnologia assistiva, de produtos ou serviços que solucionem questões específicas do município de Nova Iguaçu, bem como problemas sociais e redução de desigualdades. Os 12 projetos selecionados serão incubados ao longo de 12 meses, e, neste período, será disponibilizado livre acesso às instalações físicas e equipamentos do CVTI Nova Iguaçu, bem como monitorias direcionadas e suporte técnico-gerencial para o desenvolvimento das startups.

Este será o primeiro espaço público de inovação do Estado do Rio de Janeiro. Com o projeto, a Prefeitura de Nova Iguaçu conquistou o Prêmio Prefeito Empreendedor, promovido pelo Sebrae/RJ, na categoria Inovação e Sustentabilidade em 2018. Os recursos para implantação foram liberados via emenda parlamentar do Congresso, no valor de R$ 1,5 milhão. A contrapartida do município é apenas a adequação do espaço, que foi cedido gratuitamente pelo Shopping Nova Iguaçu e terá as obras iniciadas em setembro deste ano.