Prefeitura de Nova Iguaçu começa testagem em população suspeita de Covid-19 em parceria com Dados do Bem

A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), em parceria com o aplicativo Dados do Bem, deu início aos testes rápidos para Covid-19 no município nesta sexta-feira (26). O primeiro dia de testagem no campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em Nova Iguaçu, que vai acontecer de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, teve 63 pessoas testadas, com apenas um resultado positivo.

Essa iniciativa vai testar as pessoas que se cadastrarem no Dados do Bem e o resultado da autoavaliação apontar para uma alta probabilidade de estar com o novo coronavírus. Somente assim elas poderão ser chamadas para a realização dos exames. Vale ressaltar que não haverá atendimento para quem não for escolhido pelo aplicativo. Os resultados vão auxiliar o município na tomada de decisões para o enfrentamento da pandemia.

“Essa parceria firmada da Prefeitura de Nova Iguaçu com o Dados do Bem é de grande importância, pois vai trazer benefícios tanto para a população que será testada gratuitamente quanto para o município. As informações obtidas com os resultados vão ajudar o gabinete de crise de Nova Iguaçu a decidir sobre a adoção de medidas restritivas. Quero destacar que, com essa ação, estamos testando quem tem o perfil mais provável de ter adquirido a Covid-19”, reforça Manoel Barreto, secretário municipal de Saúde.

Como funciona o aplicativo:

– Baixe o aplicativo no Apple Store ou Google Play;
– Faça um cadastro simples, com login e senha, e responda um questionário eletrônico, com dados pessoais, histórico de saúde e perguntas sobre sintomas associados à Covid-19;
– Se as respostas apontarem para a possibilidade do usuário estar infectado, o aplicativo gera um QR Code, informando data, hora e local da testagem. Se a pessoa receber indicação para o exame, ela entra em uma fila virtual;
– No dia agendado, é preciso apresentar o QR Code para fazer o teste rápido para Covid-19;
– O resultado é comunicado em minutos pelo celular;
– Em caso de confirmação por Covid-19: a pessoa vai receber orientações pelo aplicativo. Também será solicitado que ele informe até cinco pessoas com quem tenha tido maior contato para que sejam convidadas, por SMS, a realizar a autoavaliação e o teste com prioridade;
– Se o diagnóstico for negativo, é pedido para a pessoa continue seguindo as orientações com relação ao isolamento social;
– Se os sintomas da Covid-19 persistirem, também poderá ser aconselhado a testar novamente (considerando-se o período de sete a 10 dias entre a contaminação pelo vírus e o início da produção de anticorpos).

O Dados do Bem não realiza testagem em massa. O aplicativo integra os dados de risco identificado pela autoavaliação e os resultados de testes sorológicos rápidos aplicados em amostras desta população para realizar análises. Assim, é possível entender o comportamento da disseminação do vírus da área avaliada, fornecendo informações para o combate à epidemia pelo poder público. Vale ressaltar que todos que preenchem o questionário de autoavaliação já estão colaborando com a iniciativa, mesmo aqueles que não são chamados para fazer os testes.