Prefeitura de Nova Iguaçu reabre Upa Patrícia Marinho e amplia assistência a população

Nova Iguaçu agora conta com mais uma unidade de atendimento de urgência e emergência para atender a população. A Prefeitura de Nova Iguaçu reabriu a Unidade de Pronto Atendimento 24h Arquiteta Patrícia Marinho nesta segunda-feira (11), no bairro Jardim Guandu. A expectativa é que a nova UPA realize mais de seis mil atendimentos por mês, nas especialidades clínica médica e pediatria, ampliando a assistência aos moradores da região, principalmente neste momento de pandemia da Covid-19.

A unidade Patrícia Marinho precisou passar por obras para atender as adequações exigidas pelo Ministério da Saúde e funcionar oferecendo atendimento 24h. Com isso, a UPA conta com 15 leitos de observação, sendo cinco de pediatria, cinco na sala amarela, três na sala vermelha, dois de isolamento e cinco respiradores. Além disso, a unidade tem cinco consultórios (três clínicos e dois pediátricos), classificação de risco, salas de procedimento e setores de apoio, como vigilância epidemiológica e serviço social, entre outros. Exames de raio-x, laboratoriais e eletrocardiograma também são realizados. Ao todo, 135 funcionários, entre médicos socorristas, pediatras, enfermeiros, técnicos de enfermagem, maqueiros, administrativos e equipe multidisciplinar.

“A saúde sempre foi um grande desafio e as dificuldades financeiras não permitiram a abertura da unidade Patrícia Marinho antes. Seguimos trabalhando duro e concentrando esforços para que os moradores desta região começassem a ter atendimento de urgência e emergência durante a pandemia da Covid-19”, diz o prefeito Rogerio Lisboa.

Lucas Diniz, de 18 anos, ressaltou a importância da UPA para moradores da região. “Essa é uma ótima notícia para a população. Ter uma unidade de atendimento 24h por perto certamente irá auxiliar muito a saúde de todos”.