Prefeitura de Nova Iguaçu adota novas medidas para vacinação contra gripe influenza com início nesta segunda-feira, 23

A Prefeitura de Nova Iguaçu implementou novas medidas na cidade para a Campanha Nacional de Vacinação contra gripe influenza, que começa nesta segunda-feira (23). A ação do Ministério da Saúde, que acontece todos os anos na segunda quinzena de abril, foi antecipada em todo o país por causa da Covid-19 e vai até 23 de maio. Os idosos serão os primeiros a serem vacinados e terão três alternativas para serem imunizados: os 57 postos de vacinação do município, dois “drive thrus” e o atendimento domiciliar.

É importante salientar que essa vacinação não imuniza contra o coronavírus Covid-19 e quem estiver com qualquer sintoma de resfriado ou gripe não deve ser imunizado.

Os idosos acompanhados pela “Estratégia de Saúde da Família” e os atendidos pelo programa “Melhor em Casa” e pelo “Serviço de Proteção Básica no Domicílio (Assistência Social)” serão imunizados em suas próprias residências pelas equipes de Saúde da Família.

Para aqueles que não fazem parte desses programas, uma opção são os 57 postos de vacinação do município. Em parceria com o Detran e com o Shopping Nova Iguaçu, a Prefeitura também montou dois “drive thrus” para que os idosos sejam vacinados dentro do carro. O posto do Detran fica no bairro Botafogo, na Estrada de Adrianópolis s/nº, e o shopping, na Avenida Abílio Augusto Távora 1.111.

Para evitar aglomerações, foi montado um calendário de acordo com a idade do idoso.

– Idosos com 80 anos ou mais: vacinação entre os dias 23 de março e 3 de abril.

– Idoso entre 70 e 79 anos: vacinação entre os dias 23 e 27 de março.

– Idosos com idade entre 60 e 69 anos: vacinação entre os dias 30 de março e 3 de abril.

A Prefeitura já tem 29 mil doses de vacina disponíveis para a população. Todos os profissionais das Unidades de Atenção Primária atuarão para garantir o acesso à imunização.

Os servidores da Saúde também serão vacinados nesta primeira fase, nas unidades em que estão lotados. Os gestores das unidades de saúde privadas poderão solicitar as vacinas na Subsecretaria de Atenção Básica.