Nova Iguaçu ganha novas ambulâncias para o Samu

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Nova Iguaçu ganhou quatro novas ambulâncias, que passarão a integrar a frota da cidade. Doadas pelo Ministério da Saúde, as novas ambulâncias vão substituir quatro das 10 que são utilizadas pelo Samu no município. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os veículos que estão sendo substituídos serão reaproveitados na rede de saúde pública.
A entrega oficial aconteceu nesta terça-feira (29), no Paço Municipal. “É um grande ganho para a saúde iguaçuana. Essas ambulâncias fazem parte da parceria entre Nova Iguaçu e o Governo Federal e vão ajudar muito no atendimento do Samu. Estamos investindo na saúde, dando mais qualidade assistencial à população”, afirmou o prefeito Rogerio Lisboa, que destacou também a parceira do município com o Governo estadual.

“O Hospital da Posse está passando pela primeira grande reforma depois de 40 anos. Todas as enfermarias serão reformadas, corredores, emergência e brevemente começam as obras da maternidade Mariana Bulhões”, enfatizou o prefeito. Estas obras foram viabilizadas após o Governo do estado ter aumentado o valor mensal dos repasses para o hospital, o que permitiu à prefeitura remanejar recursos anteriormente utilizados para o custeio da unidades e investir nas melhorias.

As novas ambulâncias contam com respiradores, macas, oxigênio portátil, pranchas, entre outros equipamentos para os primeiros atendimentos aos pacientes até serem levados para uma unidade de urgência e emergência, como hospitais, maternidades e Upas.

“O Samu funciona 24h atendendo em todo o município. Os veículos novos facilitarão na agilidade do deslocamento das equipes até à vítima e chegada aos hospitais”, explica o secretário municipal de Saúde de Nova Iguaçu, Manoel Barreto.

O acionamento do Samu é feito por ligação gratuita através do número 192. As equipes são formadas por enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas, além de médico, no caso das ambulâncias avançadas.

Marcos Marinho é condutor do Samu de Nova Iguaçu há 15 anos e se orgulha das vidas que ajudou a salvar. “É muito gratificante poder salvar vidas. O Samu é isso, salva vidas. Ser integrante dessa equipe é um orgulho”, emociona-se.