Nova Iguaçu prorroga vacinação contra gripe

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu vai prorrogar a campanha de vacinação contra a gripe na cidade. A campanha terminaria na sexta-feira (31), mas será prorrogada por mais 15 dias, semelhante ao que fez a Secretaria Estadual de Saúde. Os postos municipais continuarão vacinando até 15 de junho. A meta é atingir uma cobertura vacinal de 90% do público-alvo.

Assim como a maioria das cidades brasileiras, Nova Iguaçu também ainda não atingiu a meta de vacinação contra a gripe. Do total do público alvo – cerca de 200 mil pessoas -, apenas 36% procuraram os postos de vacinação até agora. Segundo dados do Ministério da Saúde, o estado do Rio de Janeiro está com a menor cobertura vacinal entre todas as unidades da federação.

Em Nova Iguaçu, as crianças de seis meses a menores de seis anos de idade representam a menor procura aos postos, com adesão de apenas 17 mil para um público alvo de 61 mil crianças. “Crianças nessa faixa etária e idosos estão mais suscetíveis ao vírus da gripe. A vacina protege não somente contra o vírus H1N1, mas também das complicações da doença”, esclarece o secretário de Saúde, Manoel Barreto.

Estão incluídos no público-alvo, além das crianças, idosos, gestantes e mães com até 45 dias após o parto, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, independentemente da idade. A vacina também está sendo disponibilizada aos professores das escolas públicas e privadas, e profissionais das Forças armadas.

Os mais de 60 postos disponíveis para vacinação funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É preciso apresentar documento de identidade com foto ou certidão de nascimento, no caso, das crianças.

Confira aqui a lista completa dos postos que estão vacinando contra gripe