Capacitação para profissionais da saúde em Nova Iguaçu

Cerca de 40 profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), da Defesa Civil, das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI), passaram por uma capacitação sobre emergências cardiovasculares na sexta-feira (10), No curso foram abordados as principais patologias, os agravos clínicos e o protocolo atual de reanimação cardiopulmonar. O treinamento foi realizado na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu. O público alvo foram médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores de veículos de emergência.

“Com essa capacitação, damos mais agilidade e perfeição no atendimento pelos profissionais. Ganhamos no aprimoramento técnico profissional, na resposta aos agravos clínicos e traumáticos. Um atendimento inadequado pode retardar o diagnóstico da vítima”, afirmou o enfermeiro Vander Oliveira da Silva, do Núcleo de Educação Continuada da Samu, coordenador do curso.

Este ano, já foram feitas outras três capacitações para os profissionais de saúde da Prefeitura de Nova Iguaçu: de emergências psiquiátricas, de leitura e interpretação de cardiogramas e de biossegurança no atendimento pré-hospitalar. A próxima vai acontecer em agosto, com o tema ‘Emergências clínicas’.

“As capacitações são realizadas de forma bimestral, onde são adotados os protocolos de urgência e emergência. Também direcionamos os treinamentos ao Pré-Hospitalar. O aprimoramento técnico profissional é importante e temos que agir rápido numa situação em que envolve uma vítima de parada cardíaca”, ressalta Vander.