Campanha reforça estoques de sangue do Hospital Geral de Nova Iguaçu

Mais de 150 voluntários participaram da ação promovida pelo Hemonúcleo do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI), em homenagem ao Dia Internacional do Doador de Sangue, celebrado no último dia 25. Entre 26 e 30 de novembro o estoque de sangue do HGNI recebeu o reforço de 164 bolsas, atingindo uma média de 30 doações por dia, números considerados ideais pelo Hemonúcleo para abastecer o hospital. Entretanto, por atender pacientes de diversos municípios da Baixada Fluminense, é importante que a unidade continue recebendo as doações.

“É preciso multiplicar a doação de sangue frequentemente, não só nas campanhas. Se cada um falar com pelo menos dez amigos sobre a importância de doar, conseguiremos atingir essa média básica de 30 doadores por dia, que vão salvar vidas de pessoas que muitas das vezes eles não conhecem”, explica o diretor geral do HGNI, Joé Sestello.

Uma das pessoas que ajuda a salvar vidas doando sangue é Adail Rodrigues, de 34 anos. Antes mesmo de completar a maioridade, aos 17, ele se voluntariou. O hábito se tornou rotineiro. Na sexta-feira o auxiliar administrativo retornou ao HGNI (30), para doar pela segunda vez este ano. “Não é só o sangue, mas sim a oportunidade de vida. Posso ajudar a salvar pelo menos quatro pessoas com uma doação. Sempre que dá, venho doar”, conta.

Há pessoas que fazem a doação para uma pessoa em especial, seja um familiar ou amigo, como no caso de Alexandro Pereira, de 37 anos. Ele compareceu ao banco de sangue para doar a um colega de trabalho que sofreu um acidente de trânsito e está internado.

“Doar sangue é uma forma de ajudarmos as pessoas, de salvar vidas. Eu vim pelo meu amigo, mas sei que também posso ajudar outras pessoas”, destaca.

Para quem quiser doar, o banco de sangue do Hospital Geral de Nova Iguaçu segue recebendo os voluntários. O espaço funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 12h30. Lembrando que para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos, estar bem de saúde, não ter se vacinado nos últimos 30 dias contra a febre amarela e não ter ingerido alimento gorduroso próximo ao horário da doação e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24h.

loker situbondo https://suaralama.info/