Unidades de saúde de Nova Iguaçu vacinam contra febre amarela durante o Dia P de pesagem do Bolsa Família

Beneficiária do Bolsa Família, a cuidadora de idosos Ingrid Alves, de 28 anos, acordou cedo neste sábado (24) e levou os filhos Yasmin, de seis anos, e Moisés, de dois, à Clínica da Família Jardim Iguaçu, no Centro, para a pesagem, que tem como objetivo acompanhar o estado nutricional das crianças, uma exigência do Governo Federal como garantia de recebimento do benefício. De quebra, os imunizou contra a febre amarela e atualizou a caderneta vacinal de ambos.
“Eu mal tenho tempo durante a semana, pois trabalho bastante, então busco aproveitar sempre que a prefeitura realiza ações como essa aos fins de semana para levar os meus filhos, manter a saúde deles em dia vacinando e assegurar nossos benefícios”, explica Ingrid.
Assim como ela, diversos iguaçuanos compareceram em uma das 60 unidades de saúde espalhadas pelo município e participaram do Dia P de Pesagem para beneficiários do Bolsa Família e D de Vacinação contra a febre amarela, A campanha atendeu cerca de 3 mil beneficiários e imunizou 345 pessoas.
         
Quem acompanhou o movimento nos postos de vacinação foi o Secretário de Saúde, Manoel Barreto. Ele destacou que o município tem como meta atingir a cobertura vacinal de 95%, e uma das formas de alcançar este objetivo é chamando a atenção da população através de campanhas de vacinação, em parceria com outros eventos.
“Infelizmente ainda não atingimos a nossa meta no ano, por isso abrimos todas as unidades de saúde neste sábado, aproveitando o Dia P de pesagem, para ampliar a cobertura vacinal no município. Vacinar é proteger.”, explica.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a pesagem deve ser realizada de seis em seis meses, em crianças até 7 anos e mulheres de todas as idades, priorizando as gestantes. Para fazer o acompanhamento, basta comparecer a uma das unidades de saúde durante a semana, portando o cartão do Programa Bolsa Família, com documento de identificação com foto, cartão de vacinação das crianças e gestantes, caso necessário.
Secretário alerta para casos de dengue, chikungunya e zika no verão
O Aedes Aegypti é o transmissor da febre amarela, zika, dengue e chikungunya, e com a proximidade do verão, a preocupação com o surto destas doenças preocupa. Durante o evento, o secretário convocou a população para ajudar no combate ao mosquito.
“A Secretaria de Saúde segue traçando planos para evitar a disseminação das doenças causadas pelo Aedes, que aumentam durante o verão. Hoje estamos fazendo uma campanha contra a febre amarela, mas aproveito para pedir a população que observe suas casas e tome os cuidados necessários com possíveis acúmulos de água, para ajudar a combater o mosquito”, concluiu.
loker situbondo https://suaralama.info/