Hospital Geral de Nova Iguaçu promove campanha de doação de sangue

Em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro, o Hospital Geral de Nova Iguaçu promove a partir de segunda-feira (26) uma campanha de doação de sangue com o objetivo de aumentar os estoques, que estão abaixo do ideal. Entre os dias 26 e 30 de novembro, os interessados poderão comparecer ao Hemonúcleo da unidade, portando documento original de identificação com foto. As doações acontecem das 7h30 às 12h30.

Por receber pacientes de toda a Baixada Fluminense, o estoque do Hospital Geral de Nova Iguaçu precisa estar sempre abastecido. O mês de outubro fechou abaixo do esperado. Foram 365 bolsas coletadas, quando o ideal para atender a toda a demanda são de 600. Em novembro, por causa dos feriados, houve uma baixa procura de doadores, o que compromete as reservas para serem utilizadas em situações de emergência, uma vez que a unidade realiza entre 15 e 20 cirurgias de alta complexidade por dia.

“Estamos próximos à Dutra, ao Arco Metropolitano e a Via Light, vias públicas que trazem um número relativamente alto de acidentados. Também recebemos vítimas de arma de fogo ou arma branca. Em todas essas situações temos a necessidade de usar o sangue para prestar o primeiro atendimento, e graças ao doador de sangue, conseguimos salvar diversas vidas”, explicou o diretor geral do HGNI, Joé Sestello.

Caso a pessoa tenha se vacinado recentemente contra a febre amarela, é necessário esperar 30 dias para fazer a doação. Além disso, o doador precisa estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Não é preciso estar em jejum, entretanto, não poderá doar quem ingeriu alimentos gordurosos nas últimas quatro horas ou bebidas alcoólicas no dia anterior. Para menores de 16 e 17 anos, é necessária a autorização dos pais ou responsáveis. O modelo da declaração está disponível no site do Hemorio (www.hemorio.rj.gov.br).

O banco de sangue fica localizado próximo à recepção geral, dentro do próprio hospital, na Avenida Henrique Duque Estrada Meyer, 1221, no bairro da Posse, em Nova Iguaçu. Ele é público e o único da Baixada Fluminense ligado ao Instituto Estadual de Hematologia (Hemorio).

loker situbondo https://suaralama.info/