Rogerio Lisboa pede colaboração pela saúde e desenvolvimento econômico da Baixada Fluminense em encontro do governador com prefeitos

O prefeito Rogerio Lisboa, de Nova Iguaçu, foi o anfitrião do primeiro dia do Programa Governo Presente, organizado pelo Governo do Estado. O Fórum de Prefeitos da Baixada Fluminense, que aconteceu na manhã desta terça-feira (2), na sede da Firjan, em Nova Iguaçu, contou com a participação dos chefes do Executivo das 13 cidades da região e do governador em exercício do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.

Durante a intensa programação do dia, duas importantes reivindicações sempre apresentadas pelo prefeito Rogerio Lisboa ao Estado foram abraçadas pelo governador e terão andamento. Uma é a abertura do Hospital Modular, que vai se chamar Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz, no dia 15 de abril, e a outra é a construção da Estação de Trem do Cacuia, com previsão de conclusão em 15 meses. Ambas são de responsabilidade estadual.

“Conseguimos agora sensibilizar o Estado sobre a importância dessas nossas duas reivindicações, o Hospital Modular e a Estação do Cacuia. Isso vai trazer grandes benefícios para a população da região”, afirmou Rogerio Lisboa na visita ao Hospital Modular. “Neste primeiro momento ele vai atender aos casos de Covid-19, o que desafogará o Hospital Geral de Nova Iguaçu. Solicitamos ao Estado que o Modular seja transformado em um hospital oncológico após a pandemia. Se isso acontecer, será fundamental para a população de quase quatro milhões de pessoas da região, pois não há uma unidade pública desta especialidade na Baixada”.

Rogerio Lisboa afirmou que, apesar dos desafios do enfrentamento à pandemia da Covid-19, não se pode perder de vista o desenvolvimento econômico da Baixada Fluminense.

“Precisamos debater intensamente a política local. Até agora, não houve um governo que focasse no desenvolvimento econômico do nosso estado, não houve planejamento. O governador Cláudio Castro tem nas mãos a oportunidade ímpar de liderar um grande projeto e conduzir o Rio de Janeiro a uma nova era”, disse o prefeito de Nova Iguaçu.

Segundo Lisboa, uma parceria entre o Estado e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (CISBAF) poderá ajudar a solucionar graves problemas como a oferta de exames e cirurgias eletivas à população. “Não dá para Nova Iguaçu querer resolver seus problemas sem que seja criada uma saída com a união entre o governador e os municípios. Precisamos pensar as políticas públicas de forma conjunta”, afirma o prefeito.

Durante o Fórum de Prefeitos da Baixada Fluminense _ uma das ações do Governo do Estado  para estreitar relações com os governantes municipais e conhecer melhor a realidade e necessidades locais _, aconteceu a assinatura do memorando de entendimento do Projeto Arco Seguro, com o objetivo de elevar o nível de segurança do Arco Metropolitano e, com isso, auxiliar no desenvolvimento da região. Esta é uma parceria público-privada que envolve a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), o Centro industrial do Rio de Janeiro (Cirj), a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e o Governo do Estado.

Cláudio Castro se dispôs a debater os temas sugeridos pelos prefeitos presentes ao encontro e disse que o Rio de Janeiro necessita de grandes servidores e pessoas vocacionadas a olhar mais para o povo.

Antes da inauguração da duplicação Terminal Rodoviário de Nova Iguaçu, o governador anunciou a criação do Parque da Baixada. Ele será construído na área do Aeroclube de Nova Iguaçu, onde está o Hospital Modular, e terá uma grande área de lazer.