Prefeitura Presente realiza primeira edição de 2019 na Praça de Adrianópolis

Levar aos bairros mais distantes do Centro serviços públicos gratuitos oferecidos pela Prefeitura de Nova Iguaçu, como saúde, assistência social e educação. Esse é um dos objetivos do programa ‘Prefeitura Presente’, que realiza sua primeira edição deste ano na Praça de Adrianópolis, nesta terça-feira (14). Além do agendamento de mamografia e da realização de teste rápido de hepatite B e C, sífilis e HIV, serão oferecidos os serviços de pesagem do Bolsa Família; aferição de pressão arterial e de glicemia capilar;  caderneta do idoso; cadastramento e recadastramento do Bolsa Família e benefício de Prestação Continuada;  agendamento de 1ª e 2ª via de RG, de carteira de trabalho e da carteira do idoso; reconhecimento de paternidade; Vale Social; ID Jovem; Matemática na Praça com a Fenig e a Suvam com orientações sobre o controle de roedores (PCR), caramujo (Malacologia), cuidados com água (Vigiágua), prevenção de desastres ambientais (Vigidesastres) e sobre dengue.

As ações do ‘Prefeitura Presente’ acontecem com a participação das Secretarias de Saúde, Assistência Social, Educação, Trânsito e Mobilidade Urbana, Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig) e Superintendência em Vigilância Ambiental em Saúde (Suvam). Em 2018 foram realizadas 31 ações, passando por diversos bairros da cidade. O evento, que acontece semanalmente, às terças e quintas-feiras, das 9h às 15h, terá novidades este ano, como o agendamento de mamografia que vai entrar no calendário fixo das futuras edições.

“O combate ao câncer de mama em Nova Iguaçu é o ano todo e o agendamento de mamografia pode ser feito em qualquer posto de saúde, mas incluir esse agendamento em projetos como este é fundamental para ampliar ainda mais a divulgação sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Manoel Barreto.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Elaine Medeiros, um dos serviços mais procurados no ‘Prefeitura Presente’ é o cadastramento e recadastramento do Bolsa Família. “A procura é grande”, explicou Elaine. Este ano, segundo ela, a secretaria vai ampliar os serviços oferecidos no projeto, com a Agência de Oportunidades. “É uma proposta que trabalha o perfil da pessoa para o mercado de trabalho, ensinando, por exemplo, como cadastrar um curriculum e se apresentar numa entrevista de emprego”. explicou. “O ‘Prefeitura Presente’ é uma oportunidade de a população ficar mais próxima dos serviços públicos”, completou Elaine.

Além de oferecer serviços públicos, o ‘Prefeitura Presente’ também tem lazer e educação, como o projeto Matemática na Praça, da Fenig. A ideia, segundo o presidente da fundação, Miguel Ribeiro, é popularizar de forma divertida e agradável a disciplina, encarada por muitos como um bicho papão. “Como esse evento da Prefeitura atrai muita gente, é uma boa oportunidade para levar nossos projetos educacionais para as ruas e praças da cidade”, afirmou Miguel.