Nova Iguaçu dá largada as comemorações pelos seus 186 anos

A Baixada Fluminense se uniu para dar largada as comemorações pelos 186 anos de Nova Iguaçu. Quase duas mil pessoas de diversos municípios da região participaram na manhã deste domingo (13) da Corrida e Caminhada de Nova Iguaçu, que percorreu parte da Vila Light, no Centro da cidade. Foram 7 quilômetros de corrida e 4 de caminhada. Os cincos primeiros colocados, nas categorias feminino e masculino, ganharam troféus e brindes e os primeiros, também uma cesta com produtos naturais produzidos na cidade pelo projeto Agricultura Familiar, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Todos os participantes ganharam medalha.

Na marca de 23 minutos e 55 segundos, Fabiano Moura Santos, de 37 anos, foi o primeiro a chegar. Morador de Nilópolis, conquistou pela sexta vez o lugar mais alto do pódio.

“Sou corredor há 27 anos e sempre que tem evento como este, participo. Vencer uma corrida como esta, que marca o aniversário de uma cidade como Nova Iguaçu é motivo de orgulho. Valeu a pena todo esforço”, afirma.

Corredora amadora, a iguaçuana, Monica Pazuline, de 40 anos, moradora de Austin, foi a primeira colocada no feminino com a marca de 32 minutos e 53 segundos.

“Não sou profissional, mas a cada corrida busco me superar. É importante a prática de exercícios físicos, tanto para mente como para o corpo. Comecei caminhando e depois fui para corrida e agora consegui minha quarta vitória, estou muito feliz por ganhar uma corrida na minha cidade. Desejo para Nova Iguaçu cada vez mais desenvolvimento”, disse.

A Corrida e Caminhada de Nova Iguaçu abre o calendário oficial de corridas de rua do Estado do Rio. Em sua 13° edição, o evento já virou tradição.

“Muitos atletas de ponta e também amadores participaram. Aqui damos início às comemorações que marcam o aniversário de Nova Iguaçu e este ano, com um motivo especial. Já estamos concluindo as obras e vamos entregar em breve o viaduto da Barros Júnior, tão esperado pelos iguaçuanos e por quem visita ou trabalha aqui. Sabemos que muito ainda é preciso fazer, mas em dois anos de gestão conseguimos avançar bastante e vamos caminhar ainda mais”, garante o prefeito Rogerio Lisboa, ressaltando ainda a retomada das obras do viaduto de Comendador Soares e o início da construção do viaduto de Austin.

Ao longo desta semana, outras programações também estão incluídas no calendário de festa. Na terça (15), dia do aniversário de Nova Iguaçu, haverá missa solene na Catedral de Santo Antônio. Após, às 12h, o prefeito Rogerio Lisboa, junto com governador Wilson Witzel e o presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), André Ceciliano farão uma visita técnica as obras do viaduto da Avenida Barros Junior.

As celebrações continuam no dia 16, às 16h, na sede da Secretaria Municipal de Assuntos Estratégicos, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMACTI), com o lançamento do Lab+ Nova Iguaçu, iniciativa que visa estabelecer medidas de incentivo na busca por soluções inovadoras na gestão pública. À noite, às 20h, as ruas da cidade serão tomadas por bicicletas durante o passeio ciclístico que vai partir do Paço Municipal.

Na quinta-feira (17), haverá uma apresentação de dança do Grupo LM Company no Paço Municipal, às 16h30. No dia 18, sexta-feira, será exibido um vídeo de prestação de contas dos dois primeiros anos de governo da atual gestão. A exibição será às 10h, no cinema do TopShopping.

No sábado (19) acontece o encontro de Folia de Reis na Praça Rui Barbosa, no Centro, a partir das 10h. Já no domingo (20), encerrando a semana de comemorações pelo aniversário da cidade, acontece a primeira edição de 2019 do Projeto Música na Natureza. Quem for ao Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu (Parque do Vulcão) neste dia, irá curtir o som da Baixada Jazz Big Band, a partir das 10h.