Moradores de Santa Eugênia participam da 19ª edição do ‘Prefeitura Presente’

O aposentado Nicomedio Antonio de Figueiredo, de 71 anos, morador do bairro Santa Eugênia, resolveu acordar cedo nesta quinta-feira (23) para conhecer o projeto ‘Prefeitura Presente’, promovido pela Prefeitura de Nova Iguaçu. Ao ser atendido na tenda da Secretaria de Saúde, Nicomedio recebeu a notícia de que sua taxa de glicose estava alta (500mg%) e, imediatamente, foi encaminhamento para a UPA de Comendador Soares.

“Fui pego de surpresa porque estou me sentindo bem. E estou surpreendido com a atenção que estou tendo aqui. Nunca participei de um projeto desse. Nunca vi nada do tipo aqui no bairro. E agora sou uma prova viva de que esse serviço pode salvar vidas. Não vê o meu caso? Agora estou indo me cuidar”, revela Nicomedio.

Também morador do bairro, o aposentado Valter de Oliveira, de 67, aproveitou o ‘Prefeitura Presente’ para ver como anda a sua saúde. “Eu descobri que seria realizado o evento aqui através do Facebook. Meu objetivo foi fazer o cartão do idoso, mas já que tem outros serviços disponíveis, resolvi verificar a pressão e fazer o teste de glicose”, conta. “Estou achando muito bacana”, completa.

A 19ª edição do evento levou ações gratuitas aos moradores da região. Quem esteve por lá pôde fazer testes rápidos de hepatites B e C, sífilis e HIV, aferição de pressão arterial e de glicemia capilar, isenção da segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito de outros estados, além de Benefício de Prestação Continuada, Vale Social, ID Jovem, distribuição da caderneta do idoso e reconhecimento de paternidade.

A Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG) disponibilizou o projeto ‘Matemática na Praça’ para a criançada. Através de jogos e brincadeiras eles aprendem sobre a matemática.

O ‘Prefeitura Presente já passou pelos bairros Cabuçu, Dom Bosco, Prados Verdes, Parque Todos os Santos, Lagoinha, Austin e Comendador Soares.