Prefeitura Presente amplia serviços com emissão de carteira de trabalho

O programa Prefeitura Presente chegou a sua terceira edição com novidades. Agora, além dos serviços que já vinham sendo oferecidos pela Prefeitura de Nova Iguaçu, como testes rápidos de hepatite, sífilis e HIV, aferição de pressão arterial, isenção para certidões de casamento e nascimento, cadastro único para o Bolsa Família e Vale Social, a população têm ainda à disposição a emissão da carteira de trabalho. Nesta quinta-feira (12), o Prefeitura Presente aconteceu no bairro de Prados Verdes e contou também com as equipes de Superintendência de Vigilância Ambiental de Nova Iguaçu (Suvam), dando orientações sobre prevenção e cuidados com o caramujo africano (Malacologia), desastres naturais (Vigidesastre), água (Vigiágua) e solo (Vigiágua).

Segundo a secretária de Assistência Social de Nova Iguaçu, Elaine Medeiros, o programa busca levar até a população serviços essenciais de garantia à cidadania, além de ações de saúde. A iniciativa é uma ação em conjunto entre as secretarias de Assistência Social, Saúde e Trabalho e Renda.

“Por morarem em áreas longe do centro comercial, muitas pessoas acabam deixando pendentes as solicitações de serviços públicos que podem ajudar na qualidade de vida, como o Vale Social, por exemplo. Com o Prefeitura Presente, estes serviços vão até a população, facilitando e garantindo os direitos destes moradores”, afirma.

Foram os casos dos irmãos Lucas Ramos de Souza, de 21 anos, e Tatiane Ramos, de 30. A família se uniu para colocar a vida em dia.

“Vim com minha esposa fazer o cadastro do Bolsa Família e já sai daqui com todos os documentos, inclusive a isenção para casamento e para certidão de nascimento do nosso filho. Depois de quatro anos juntos, agora vamos oficializar nossa união. Minha irmã também conseguiu solicitar o Bolsa Família. É uma iniciativa muito importante para nós que moramos em regiões mais afastadas”, comemora Lucas.

O Prefeitura Presente disponibiliza também Benefício de Prestação Continuada, oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, reconhecimento de paternidade, ID Jovem e pesagem do Bolsa Família, além de aferição de pressão arterial e exame de glicose.

“É essencial que estes serviços de saúde estejam presentes em ações como esta, como forma de prevenção às doenças. E se algum caso o resultado for positivo, o paciente já sai daqui com encaminhamento para iniciar imediatamente o tratamento na rede”, afirma a subsecretário de Atenção Básica de Nova Iguaçu, Manoel Barreto.

O Prefeitura Presente, que já foi realizado nos bairros de Cabuçu e Dom Bosco, acontece semanalmente, sempre as segundas e quintas-feiras, das 9h às 15h. Todos os serviços são gratuitos.